Na manhã desta quinta-feira, 12, foi realizada a abertura da Oficina de Diagnóstico de Rede promovida pelo Projeto Conquista. A atividade tem o objetivo de construir o fluxo do paciente com câncer na Rede Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

O prefeito Guilherme Menezes destacou, na ocasião, a importância da parceria com Cuba no desenvolvimento desse projeto. “Estamos muito felizes por realizarmos mais esta etapa do projeto e por desenvolvermos um projeto desta magnitude. Essa troca de conhecimentos com Cuba será muito importante, pois eles estão muito organizados na área do câncer”, salientou o gestor.

Márcia Viviane de Araújo, secretária municipal de Saúde

Ticiana Hupsel

A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, lembrou a todos a importância de fazer parte de um projeto que servirá de modelo para todo país. “O que estamos propondo aqui é a mudança do olhar sobre o câncer. A partir desse projeto a Atenção Primária será a norteadora do cuidado a pessoa que possui essa doença”, explicou.

A representante da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), Ticiana Hupsel, falou sobre a importância da oficina para o andamento do projeto. “Este momento é muito importante, pois, a partir dele vamos construir um diagnóstico da rede de atendimento a pessoa com câncer em Vitória da Conquista, podendo planejar os próximos passos do projeto”.

Jonson Gomes

Representando a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Jonson Gomes, ressaltou o apoio da SESAB ao projeto. “Para nós, é uma honra poder participar de um projeto desta magnitude e estar aqui neste momento de construção em que identificaremos as demandas e os pontos fortes da nossa rede”, realçou.

Após a breve apresentação, o público formado por técnicos da Rede Municipal de Saúde e dos serviços que prestam atendimento ao SUS foi divido em três grupos que discutirão os tipos de câncer separadamente: pulmão, mama e colo de útero.

Durante a oficina, os pacientes e seus cuidadores também terão um espaço para serem ouvidos nos dias 16 e 17. O propósito é avaliar o serviço oferecido sob o ponto de vista da pessoa com câncer e as questões como estigma e percepção sobre a doença.

A oficina será concluída com a construção de um relatório onde será descrito a situação atual do atendimento a pessoa com câncer em Vitória da Conquista. Este material vai nortear as próximas discussões sobre o tema e a execução do projeto que tem como meta o fortalecimento da capacidade institucional da gestão municipal do Sistema único de Saúde (SUS) para o controle do câncer a partir da Atenção Básica.

O Projeto Conquista é executado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista em parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e Ministério da Saúde de Cuba.

Projeto Conquista – Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto de Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A proposta de prevenção do câncer na Atenção Básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle da doença. A mesma iniciativa será implantada na cidade de Vila Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.

Tratamento de Câncer em Conquista – O município é referência regional para o diagnóstico e tratamento do Câncer, com unidades de quimioterapia e radioterapia, além dos exames para detecção do câncer, tanto de laboratório, quanto de imagem como a mamografia e tomografia.