Teve início nesta segunda-feira (5), com uma roda de conversa oferecida a adolescentes do Núcleo de Cidadania da Criança e do Adolescente (Nuca), a campanha Agosto Lilás, que neste ano celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha.

A conversa com as adolescentes aconteceu em uma sala na nova sede da Secretaria onde, através de dinâmicas, elas foram incentivadas a identificar as formas de violência previstas na Lei e as maneiras de coibir tais ações e denunciá-las. Além disso, foram apresentados os serviços da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e as formas de acesso à toda a rede de proteção à mulher no município.

Para uma das adolescentes participantes, Samilly Brandão, a experiência foi fundamental para que o aprendizado sobre os direitos das mulheres se dê cada vez mais cedo. “Aprendi que crianças e adolescentes também podem ser amparadas pela lei. Agora vou poder ajudar as minhas outras colegas que não puderam estar aqui e minha missão é a de informar e acompanhar as que precisam”, destacou Samilly.

Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, a apresentação deste tema aos mais jovens reforça ainda mais a luta pelo fim da violência de gênero, principal objetivo trazido pela campanha Agosto Lilás. “Temos observado que a publicização das ações protetivas tem levado muitas mulheres e também meninas a buscar este apoio. E isso para a gente é muito significativo, pois implica que essa política tem surtido efeito, ainda com um órgão específico. E a SMPM tem atingido sua finalidade que é envolver-se completamente com a garantia dos direitos das mulheres”, destacou a secretária.

A mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro, salientou que a conversa sobre a Lei Maria da Penha integra as diversas ações voltadas aos jovens e que são respaldadas pelo Selo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Foi maravilhoso para nós a experiência de abrir as atividades da campanha do Agosto Lilás, trazendo as meninas para receber a informação e  compartilhar aquilo que aprenderam. Além do papel de trazer o protagonismo para essas meninas, replicar essa temática em todos os meios é importante”, afirmou Laís.

Confira a programação das ações do Agosto Lilás:

Programação:

→ 05/08, às 14h – Visita Educativa: Conhecendo a Lei Maria da Penha, na SMPM, para meninas adolescentes do Nuca.

→ 06/08, às 14h30 – Papo ativo: “Alimentos funcionais na ansiedade: Verdade ou mito?”, no auditório da SMPM, na Avenida São Geraldo, 477, Centro, para mulheres e meninas em geral.

→ 13/08, às 14h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a lei maria da penha.”, no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, para referenciadas do CRAV mulheres e meninas em geral.

→ 14/08, às 8h – “Visita Técnica: Experiência no Centro de Referência da Mulher”, no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, para alunos do curso de medicina.

→ 20/08, às 14h – Cuidando de si: Nutrição e autoestima como ferramentas de resiliência para mulheres, no auditório da SMPM, situado na Avenida São geraldo, 630, Centro, para mulheres e meninas em geral.

→ 21/08, às 8h – Papo ativo: “Como ser mulher” , no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, para mulheres em situação de rua e atendidas pelo CAPS ad.

→ 24/08, às 9h – SMPM em movimento “Vozes sobre igualdade: Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Lagoa das Bateias, para mulheres e meninas em geral.

→ 26/08, às 14h – Papo Ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Unidade Prisional, para homens em cumprimento de pena.

→ 27/08, às 14h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Unidade Prisional, para homens em cumprimento de pena.

→ 30/08, às 8h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na EMURC – Usina de Asfalto, para homens.

→ 31/08, às 8h30 – SMPM em movimento “Vozes sobre igualdade: Entendendo a Lei Maria da Penha”, em Lagoa de Maria Clemência, para mulheres e meninas.

Além das ações da coordenação de Enfrentamento a violência contra mulher, teremos ações conjuntas e individuais realizadas pela Sala da Mulher Empreendedora: Palestras (Presenciais – Sede da SMPM)

🔹06/08 – Diversificar para Inovar

Palestrante: Efigênia Ferreira

Convidada: Vanylla Filemon

Horário: 09h às 11h

Local: Orquidário Municipal

🔹 13/08 – Encontro Empresarial de Empreendedoras

Horário: Às 13h30

Local: Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

🔹 20/08 – ( Ação conjunta interna) Cuidando de si: Nutrição, Autoestima e Empreendedorismo Coordenação de enfrentamento e Sala da Mulher Empreendedora;

Horário: Às 14h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

🔹 21/08 – Manuseio e Higiene de Alimentos

Parceria: Vigilância Sanitária

Horário: Às14h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

🔹 24/08 – (Ação conjunta interna) Vozes Sobre Igualdade / Empreendedorismo

Horário: Às 09h

Local: Lagoa das Bateias

🔹 27/08 -Oficina de Imagem e Comportamento

Horário: Às14h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

🔹 31/08 – (Ação conjunta interna) Vozes Sobre Igualdade / Empreendedorismo

Horário: Às 09h

Local: Lagoa de Maria de Clemência