A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, neste domingo (28/07), a 31ª edição do Suas na Comunidade no distrito de Iguá. Durante toda a manhã e início da tarde, os moradores do distrito e de povoados vizinhos tiveram acesso aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do programa municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), de Desenvolvimento Rural e de Políticas Transversais.

Iniciado em janeiro de 2024, o Suas na Comunidade é um programa municipal que tem como objetivo descentralizar os serviços socioassistenciais para famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes na Zona Rural e em condomínios do Minha Casa, Minha Vida de Vitória da Conquista. Desde seu lançamento, o programa já proporcionou a realização de mais 7.700 atendimentos voltados para esse público, com um alcance médio de 5.400 pessoas.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a iniciativa do programa visa garantir que toda a população conquistense tenha acesso a direitos básicos, melhorando a qualidade de vida. “O Suas na Comunidade vem cada vez mais levando cidadania às pessoas, garantindo acesso a informações importantes e, principalmente, que os serviços, programas e benefícios da assistência social estejam à disposição da população que mais precisa”, explicou o secretário.

Moradora de Lagoa Formosa, povoado próximo ao distrito, Nilda Morais relatou que a ação em sua comunidade facilita o acesso da população aos serviços. Segundo ela, a ida até o Centro da cidade para ter acesso aos serviços causaria perda de um dia de trabalho, entre outras consequências. “Ter essa ação aqui é muito bom, porque a maioria das pessoas trabalha durante a semana e fica muito difícil sair. Ainda no domingo, é um dia muito bom para a gente”, afirmou a moradora.

Além da oferta de serviços, as ações do Suas também contam com área de lazer para as crianças. Para Ionária Oliveira, que participou da ação com seus filhos, essa é uma estratégia importante porque ajuda com a distração das crianças, enquanto os pais são atendidos. “Já evita a gente estar saindo daqui, deslocando, pagando passagem para poder ir para a cidade. E aqui ainda é no dia mais favorável, porque a gente sabe que a criança não está na escola, a gente não está trabalhando. Facilita bastante pra gente, disse Ionária.