Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 19 de julho de 2024 as 16:09:49
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:22:18
Após a implementação do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no final de 2023, Vitória da Conquista passou a participar da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), requisitos estabelecidos pelo Ministério da Justiça e Cidadania com o objetivo de integrar e padronizar as polícias em todo o Brasil. E como resultado da inserção a esses programas, o município foi contemplado com três novas viaturas que serão integradas à Guarda Municipal na próxima semana.
Também em 2023, o município já havia aderido ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci 2), que disponibiliza recursos financeiros e ferramentas de capacitação a órgãos municipais de segurança pública do país. Em Vitória da Conquista, isso tem beneficiado as equipes da Guarda Municipal e do Simtrans, com o fornecimento de bolsas de formação e instrumentos tecnológicos.
Mediante esta adesão, o Plano Municipal passou a estabelecer a execução de políticas de prevenção à violência, o fortalecimento da cooperação entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais, sobretudo, através do compartilhamento de informações e recursos, além da implementação de estratégias que visem aumentar a sensação de segurança para a população, a atuação em conjunto com outros setores do Governo Municipal, a adoção de práticas modernas de governança corporativa e transparência, no que tange à segurança pública municipal, além de outros procedimentos previstos no documento.
Bolsa-Formação do Pronasci 2
A última seleção do Pronasci, ocorrida no segundo semestre de 2023, classificou 115 agentes da Guarda Municipal, dos quais, 107 foram aprovados para receber a Bolsa-Formação do programa no valor de R$900. A partir deste incentivo, os agentes puderam se dedicar às capacitações, aprimorando seus conhecimentos e habilidades para melhor servir à comunidade.
Os cursos oferecidos pelo Programa, em sua plataforma, abordaram temas relevantes como: Segurança Pública e Violência contra Mulher e Meninas, o Papel dos Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Defesa do Estado Democrático de Direito, o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil, a Prevenção da Violência e Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública.
De acordo o comandante da GM, Cristóvão Lemos, a participação da Guarda Municipal nestes programas demonstra o compromisso da instituição com a melhoria contínua da segurança pública local. “De forma decisiva, Vitória da Conquista vem criando espaços urbanos mais seguros e por isso ela está hoje na vanguarda da segurança pública, como cidade mais segura do nosso estado”, complementou Lemos.