Uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi promovida na manhã desta segunda-feira (15), na comunidade quilombola do Boqueirão, no distrito de José Gonçalves. Promovida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas (SMPM), a iniciativa contou com a colaboração da Coordenação Municipal de Igualdade Racial (Semdes), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do curso de Nutrição da Faculdade Unifatecie.

Celebrada no dia 25 de julho, a data, instituída junto à Organização das Nações Unidas (ONU), faz menção ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo da resistência negra brasileira. Para celebrá-la, a equipe da SMPM promoveu um bate-papo com as mulheres da comunidade, abordando temas como violência, empreendedorismo e autonomia feminina, além de informar sobre os serviços e programas oferecidos pela secretaria.

Durante a ação, mais de 200 mulheres da comunidade foram atendidas com serviços clínicos, dermatológicos, vacinação e ações do Centro de Atenção à Vida (Caav), que levou a campanha “Julho Amarelo” para reforçar a prevenção e o diagnóstico das hepatites virais.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, a pasta tem como missão levar para todo o município o conhecimento sobre os direitos e garantias das mulheres, bem como os meios de proteção disponíveis. “Essa ação faz parte do nosso esforço contínuo para empoderar as mulheres, especialmente as negras, e garantir que elas conheçam seus direitos e os caminhos para acessá-los”, afirmou a secretária.