Notícias
Postado em 10 de setembro de 2013 as 17:27:48
Vitória da Conquista foi um dos 27 municípios brasileiros que aderiram ao Programa Federal “Crack, é Possível Vencer”,
no dia 6 de agosto, em Brasília. Em fase de implantação no município, o programa conta com um Comitê Gestor Municipal, que se reúne regularmente e foi criado para planejar, implementar, monitorar e divulgar as ações relacionadas à iniciativa.
Na manhã desta terça-feira, 10, integrantes desse comitê participaram de uma videoconferência coordenada pela superintendente da Secretaria Estadual da Justiça, Denise Tourinho, voltada para o monitoramento e a avaliação da implantação do programa nos cinco municípios baianos que fizeram adesão. Além de Vitória da Conquista, Juazeiro, Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Itabuna avaliaram positivamente as atuações municipais e definiram encontros mensais, por videoconferência, para compartilhamento de experiências e atualização dos cronogramas municipais.
O comandante da Base Comunitária da Polícia Militar, do bairro Nova Cidade, Hilderim Tomaz, destacou o empenho do Governo Municipal para implantação do Programa. “Nós, da Polícia Militar, parabenizamos o município que abraçou a causa do Programa “Crack, é Possível Vencer” e à toda equipe que tem conduzido a gestão aqui. Ela tem sido positiva, temos entrelaçado as ações para que o programa seja um sucesso”, disse.
Já o coordenador de Juventude, Rudival Maturano, ressaltou: “Vitória da Conquista está de parabéns e se destaca pelos avanços na implantação do programa no município, cumprindo os prazos previstos e contando com o apoio fundamental de importantes parceiros, a exemplo da Polícia Militar”.
Além dos serviços de saúde, desenvolvimento social, educação e qualificação profissional, que o Governo Municipal garante à população, a implantação do programa “Crack, é Possível Vencer” em Vitória da Conquista prevê a implantação de uma base móvel de segurança, onde soldados da polícia comunitária terão suporte para desenvolver o trabalho de aproximação e mobilização da comunidade. Para atuar nesse setor estão sendo capacitados cerca 40 policiais militares, 2 policiais da Polícia Civil e um perito criminal. Além disso, o Governo Estadual já anunciou a aquisição de novos equipamentos para munir os policiais das ferramentas necessárias.
A capacitação dos policiais inclui ainda o conhecimento dos serviços de saúde e assistência social e o estabelecimento de contato direto com os demais agentes da rede. Já os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) com diferentes especialidades; um consultório na rua; duas unidade de atendimento transitório, adulto e juvenil; e 12 leitos hospitalares fazem parte dos equipamentos de saúde que vão compor a rede conquistense.
No eixo assistência, o atendimento será oferecido pelos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas); Centros de Referência em Assistência Social (Cras); equipe de abordagem; além disso, será oferecida capacitação profissional, por meio do Pronatec/Assessuas trabalho.
Também estiveram presentes na videoconferência o Major da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, Marcelo Souza Lima, a Coordenadora do Programa “Crack, é Possível Vencer”, Tarcísia Castro Alves, o secretário de Trabalho e Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia, a coordenadora de Saúde Mental, Monique Brito, o coordenador da Igualdade Racial, Uelber Barbosa e a representante do Programa Juventude Viva, Sayonara Malta.
Saiba mais – Lançado pelo Governo Federal, o programa tem como finalidade prevenir o uso e promover a atenção integral aos usuários de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. O programa atuará em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade) e reunirá diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.





