Desenvolvimento Social
Postado em 9 de setembro de 2013 as 15:57:52
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria de Desenvolvimento Social, participou do I Encontro Nacional de Gestores e Gestoras LGBT. O evento foi realizado na cidade de São Paulo entre os dias 4 e 6 de setembro.
No encontro, o Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Fonges LGBT) reafirmou o compromisso em fortalecer a formação e discussão sobre diversidade sexual de forma transversal ao contexto político de construção e participação na gestão dos serviços públicos da área dos direitos humanos LGBT.
Ao longo da programação, foram discutidos os “Desafios do cenário brasileiro para as políticas públicas LGBT”; a “Institucionalização das políticas públicas LGBT”; “Violência contra LGBT e Estratégias de Enfrentamento”; “LGBT nas políticas de educação, saúde e assistência social”; e “Mecanismos de controle social e a relação do movimento social com a gestão”. Além das mesas temáticas, aconteceram também quatro rodas de conversa sobre diferentes assuntos.
Ainda durante o evento, o Fonges decidiu criar em sua diretoria, a Comissão de Institucionalização da Política Pública LGBT. A Assessoria de Diversidade Sexual da Prefeitura de Vitória da Conquista, pela participação e responsabilidades na luta contra a homofobia, assumiu a coordenação desta Comissão. A comissão tem a responsabilidade de construir documentos e auxiliar, Estados e Municípios, marcos legais de combate à homofobia e de promoção da cidadania LGBT.
“Sabemos da necessidade de termos marcos legais; pois só, a partir daí, ampliaremos as possibilidades de convencimento social de que lésbicas, travestis, transexuais, gays e bissexuais não podem ser objeto de ódio, violência e exclusão. Trabalharemos para que fique muito mais promissor formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas no âmbito dos direitos sexuais”, disse o assessor especial de políticas públicas para Diversidade Sexual de Vitória da Conquista, Danillo Bittencourt.