Por meio do programa, já foram realizados mais de 6200 atendimentos

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou mais uma edição do Suas da Comunidade, nesta quinta-feira (13), garantindo o acesso a serviços essenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a população de comunidades rurais. Dessa vez, foram beneficiados moradores do Assentamento Cipó, no distrito de Cercadinho.

O Suas na Comunidade é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em articulação com outras secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). Nesta edição do programa, também estiveram presentes moradores dos assentamentos Caldeirão, Mutum 1 e 2, Engenho, Fábio Santos e Olho d’água.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o programa é uma importante ferramenta para combater as desigualdades. “Que bom chegar aqui e encontrar um povo alegre e altivo. O Suas é um grande programa que tem possibilitado que a assistência social chegue mais perto das pessoas, levando os serviços para quem mais precisa”, destacou Michael

Michael

A comunidade agradeceu pelos serviços prestados e destacou como é fundamental que a Prefeitura chegue junto das comunidades rurais mais distantes. “É uma honra receber o Suas na nossa comunidade. Para a gente da zona rural ir à cidade é muito complicado. Isso aqui é muito bom, pois temos acesso a todos os serviços da Prefeitura. Isso mostra que a gestão é para todos”, pontuou a moradora do Assentamento Cipó, Carla Aragão.

Carla

Campanha de erradicação do trabalho infantil

Durante a ação, os moradores também prestigiaram as apresentações de crianças e adolescentes da comunidade, que cantaram músicas e reforçaram a importância da campanha municipal de combate ao trabalho infantil.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) também apresentou a campanha aos moradores. “Nós trabalhamos durante todo o ano para combater o trabalho infantil, e a campanha é um momento em que temos mais visibilidade. Queremos que as pessoas saibam que as crianças devem brincar, aprender e se divertir. É essencial que elas aproveitem essa fase que é tão importante”, explicou a técnica de Referência do Peti, Suene Nulia.

Trabalhando para a zona rural

Um dos principais focos do Suas é proporcionar o melhor atendimento à população da zona rural. Além dos serviços da assistência social, também tiveram presentes os serviços da Habitação, e aqueles oferecidos pela SMDR que distribuiu mudas de laranja-pêra para os moradores.

A SMDR também orientou os moradores sobre o plantio das mudas

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, reforçou que o compromisso do Governo Municipal é sempre entregar o melhor atendimento às comunidades rurais. “A nossa Secretaria está recheada de projetos para as comunidades. Podem nos procurar, aqui no Suas ou na nossa sede na cidade, que iremos atender a todos com o maior prazer. Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas por meio dos nossos serviços”, afirmou Breno.

Quem também elogiou os serviços prestados à comunidade foi a moradora do Assentamento Lagoa e Caldeirão, Elisangela de Sousa, que veio para receber os serviços da Semdes e da SMDR. “Esse programa é muito importante, especialmente para nós que vivemos na zona rural. O Suas na Comunidade nos dá a oportunidade de ter diversos atendimento, traz os serviços da Secretarias até a gente. A Prefeitura está de parabéns”, relatou a moradora.