A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), desenvolve e participa de diversas ações destinadas a garantir melhorias na qualidade de vida população da zona rural da cidade. Uma delas é o Garantia Safra, ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada a agricultores que perderam mais de 50% da safra por causa da seca ou excesso de chuvas.

Odir Freire

A Administração Municipal, exercendo o papel que lhe cabe no processo, renovou a adesão ao programa, solicitando mil cotas para o período agrícola 2013-2014. No período anterior, haviam sido solicitadas 800 cotas. “Ampliamos o pedido com o objetivo de possibilitar o benefício a um número ainda maior de agricultores”, realçou o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odir Freire.

Reunião promovida pela Prefeitura, em 2 de agosto, contou com a participação de 60 lideranças rurais

Mas ainda em atenção aos agricultores do município, o Governo Municipal – no tocante ao Garantia Safra –, todos os anos, mobiliza as lideranças rurais para que o órgão competente (a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA) esclareça as questões relacionadas ao programa. Uma dessas reuniões ocorreu no dia 2 de agosto.

Além disso, a Semagri tem solicitado dos demais entes governamentais envolvidos no programa a instalação de novos pluviômetros no município para a realização de laudos amostrais nas lavouras para, com isso, garantir um maior número de agricultores inscritos no programa.

Tal pedido, que já é feito desde 2012, foi reiterado durante uma teleconferência sobre o Garantia Safra realizada na manhã dessa quinta-feira, 5, e da qual participaram técnicos da Semagri. O evento, sediado no Colégio Luiz Eduardo Magalhães, reuniu representantes de diversos órgãos públicos ligados ao programa.

Sílvio Antônio de Almeida

“A Prefeitura vem solicitando, nas teleconferências do Garantia Safra, a colocação de novos pluviômetros oficiais no sistema, nas regiões do município onde a quantidade de chuvas é menor, como em Bate Pé e José Gonçalves e outros distritos”, contou o médico veterinário Sílvio Antônio de Almeida, que é servidor municipal.

Essa é mais uma demonstração do compromisso da Prefeitura em não deixar os agricultores serem prejudicados. “O Governo Municipal continuará mobilizado e empenhado em fazer com que essa solicitação seja atendida”, assegurou Odir.