A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou o primeiro pavilhão da revitalização estrutural da Feira do Brasil, na tarde desta segunda-feira (10). O ato marcou a conclusão da primeira etapa da obra, que incluiu ainda outras intervenções anteriores, a exemplo do recapeamento asfáltico das avenidas Ilhéus e Itabuna, no trecho entre as avenidas Brumado e Alagoas.

A nova estrutura conta com 20 pilares de ferro, assentados em uma base construída com concreto armado. As peças foram fixadas por meio de solda e receberam uma pintura para proteção contra desgastes. As peças metálicas contribuem também para o melhor aproveitamento do espaço, já que são mais finas do que as vigas de concreto.

A cobertura possui 553 metros quadrados e as telhas termoacústicas são feitas com material isolante, que oferece maior conforto térmico e alta resistência à corrosão atmosférica, além de ser resistente à oxidação.

No que se refere à iluminação, a estrutura dispõe de 28 refletores com tecnologia de LED e potência de 100 watts cada um. A obra inclui, ainda, a realização de melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e reformas nos sanitários.

“Novo padrão das feiras”

“Isto é o novo padrão das feiras de Vitória da Conquista”, anunciou a prefeita Sheila Lemos, avisando que, nas próximas obras de revitalização de feiras livres, o projeto será semelhante, adequando-se às dimensões dos lugares. “Este galpão traz conforto para quem vai trabalhar e para quem vai comprar”, disse ainda a prefeita.

A segunda etapa vai incluir a construção de mais um pavilhão, ao lado do primeiro, a recuperação das instalações elétricas do galpão onde se encontram os açougues e a reforma da bateria de banheiros do setor localizado na parte de cima da feira. As obras deverão ser iniciadas assim que terminar o período junino, graças a um acordo entre o Governo Municipal e os comerciantes.

“Por entender que junho é o mês que nós, nordestinos, temos como mais importante que o Natal, a feira tem um movimento muito grande. Vamos esperar os festejos juninos passarem para continuarmos com a revitalização da feira”, explicou Sheila.

A gestora informou, no entanto, que algumas intervenções de menor alcance, que não interferem nas vendas do comércio da feira, continuarão a ser feitas. “É como trocar o pneu com o carro andando”, comparou a chefe do Executivo Municipal.

“Existia um clamor”

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, a revitalização da feira era algo necessário – e solicitado – havia anos. “O bairro Brasil é um centro comercial muito grande, que só cresce, e a gente não poderia deixar de atuar nessa área. Existia aqui um clamor muito grande por melhorias na feira, e hoje a gente entrega essa estrutura maravilhosa, com uma cara diferente que vai dar muita qualidade não só para aqueles que comercializam aqui, mas também para aquelas pessoas que vêm à feira”, declarou o titular da Seinfra.

“Nos próximos meses, nós vamos entregar o segundo pavilhão, a recuperação da parte elétrica e também os banheiros do módulo de cima da feira”, acrescentou Jackson. “Após o São João, a gente entra no segundo pavilhão. Esperamos que, nos próximos meses, a gente tenha a obra totalmente concluída e entregue para a população de Vitória da Conquista e região”.

“Só gratidão”

Figuras históricas da Feira do Bairro Brasil participaram da cerimônia de entrega. A começar por Paulo Orlando dos Anjos, popularmente conhecido como Seu Paulo. O público e as autoridades cantaram parabéns para ele, já que o novo pavilhão foi entregue exatamente na data em que ele completa 93 anos – dos quais cerca de 70 passados como um dos trabalhadores da feirinha.

“Graças a Deus!”, limitou-se a agradecer Seu Paulo, depois de ser festejado pelos colegas e familiares.

Outra representante dos comerciantes, Maria Jusilane Santana, conhecida por todos como Dona Laninha, trabalha no local há 38 anos. “É com uma alegria muito grande que a gente está recebendo essa primeira etapa da cobertura. Isso vai ser muito bom, não só para os verdureiros, mas também para os açougues”, agradeceu a feirante, hoje com 54 anos. “Não tenho muitas palavras. Só gratidão”, concluiu Dona Laninha.

O termo “gratidão” também foi utilizado pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, ao comentar o início da revitalização no logradouro, cuja administração cabe à pasta sob sua responsabilidade. “É uma tarde de gratidão. Isso vai trazer mais conforto para os permissionários e para os consumidores da feira”, disse Luís Paulo.

Outra vendedora a festejar a conclusão da cobertura foi Karine Souza, de 38 anos, cuja trajetória na feirinha já contabiliza 20 anos. “A obra da feira vai atrair muitos clientes, porque, antes, a gente ficava na chuva, pegava o sol. E alguns clientes reclamavam que não tinha cobertura. Com a chegada da cobertura, vai atrair mais vendas, vai vir bastante cliente”, vislumbrou Karine.

“Qualidade de vida”

Os recursos para a revitalização da Feira do Bairro Brasil – que chegam a um total de R$ 1,9 milhão a ser aplicado nesta primeira etapa e nas seguintes – foram garantidos por meio de uma emenda parlamentar viabilizada pelo deputado federal Arthur Maia, numa articulação que envolveu também o vereador Luís Carlos Dudé.

Ao falar ao público, no ato de entrega do primeiro pavilhão, Dudé elogiou a prefeita Sheila Lemos pelas obras realizadas na Zona Oeste da cidade, e relembrou uma reunião ocorrida ainda durante a pandemia, no gabinete de Arthur Maia, entre ele, o parlamentar e a prefeita Sheila Lemos. Segundo o vereador, foi durante esse encontro que os recursos para a feira foram garantidos. “Naquele dia, o deputado falou o seguinte: ‘vamos fazer com que tenham qualidade de vida tanto os feirantes quanto as pessoas que vão à feira do bairro Brasil’”, recordou. “E hoje é apenas a primeira etapa. Ainda faremos a segunda”, avisou.

Presenças legislativas

Além de Dudé, a Câmara Municipal foi representada pelo presidente, Hermínio Oliveira, e pelos vereadores Chico Estrela, Adinilson Pereira, Edivaldo Ferreira Jr., Nelson de Vivi e Subtenente Muniz.