Na tarde desta sexta-feira (7), o Conservatório Municipal de Música foi tomado pelo som dos instrumentos dos alunos do curso de ukelele. A apresentação, regida pelo professor Raul Vilas Boas, contou com a participação de alunos com idades variadas.

Professor regente Raul Vilas Boas

“A gente começa a pegar alunos a partir dos oito anos de idade, e temos também alunos com mais de 80. Então, é justamente essa a ideia: misturar essa questão de culturas diferentes, idades e épocas diferentes para que todos possam se divertir”, afirma o professor regente do curso. De acordo com Raul, o ukelele é um instrumento mais fácil para aprender – e, por isso, gera o interesse de pessoas de todas as idades.

Os alunos do curso apresentaram o seu novo talento musical à plateia formada de familiares, amigos e parentes. A aluna Ana Clara Barreto, de 20 anos, que foi apresentada à música desde a infância, contou que, assim que conheceu o ukelele, já buscou mais informações sobre o instrumento. “Eu soube esse ano que o Conservatório ia dar aula de ukulele. E aí, eu comecei, e tem pouco tempo, mais ou menos dois meses. Essa foi a minha primeira apresentação. Então, está tudo novo pra mim agora, mas eu gostei muito, porque eu aprendi. Foi uma sensação muito boa. Espero que tenham novas”, relatou a aluna.

O curso de ukulele funciona no Conservatório Municipal de Música, que também possui outros cursos de instrumentos, como violão popular, violão clássico, saxofone, piano, teclado, além de um coral infantil. Segundo o gerente do Conservatório Municipal de Música, Daniel Novaes, o curso de ukulele é uma nova aposta do conservatório. “É um instrumento novo aqui do conservatório, que a gente deu uma ênfase boa e estamos com um público de idosos e de crianças também. Então, isso também abre possibilidades para outros instrumentos”, explica ele.

Para participar dos cursos, todo começo de ano acontece um teste seletivo, cujas informações são detalhadas no edital. Os cursos são concorridos, por isso também são feitos testes de interesse, a fim de selecionar apenas quem vai dar continuidade.