Durante a programação da 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, que segue até domingo (9), produtores rurais e estudantes que visitam o evento podem participar de palestras e oficinas oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). Nesta sexta-feira (7), foi a vez de a equipe técnica da pasta ministrar a palestra sobre o tema “Umbu Gigante – Técnicas de Cultivo”, seguida de uma oficina sobre Enxertia.

Os engenheiros agrônomos Dilermando Morais e Sálvio Gusmão fizeram dois momentos de exposição: um no Auditório Geraldo Synai, no qual Dilermando tratou de produção de mudas, e outro no estande da Prefeitura. Os participantes da atividade foram informados de que 15 produtores do povoado de Boa Sorte, na região do distrito de José Gonçalves, receberam orientações da equipe da SMDR e já produzem mudas. Informou-se ainda que outros moradores da localidade também estarão envolvidos nessa produção.

Os profissionais falaram ainda sobre os motivos que levam os agricultores a optarem pela enxertia. “Fizemos uma prática de enxertia para demonstrar ao público como é feito. Mostramos o passo a passo e as dúvidas iam sendo respondidas à medida que surgiam”, disse Sálvio. Após observarem como é feita a enxertia, os participantes receberam mudas de umbu-gigante.

Marcos Tavares, servidor estadual, passou a estudar sobre o agronegócio depois do interesse de seu filho em fazer engenharia agrônoma. Ele afirmou que aprova a iniciativa do Governo Municipal. “Como queremos investir para ele [o filho], a gente já está pesquisando. Participamos do Citrus do Futuro e, agora, a gente veio conhecer a cultura do umbu-gigante. Esses eventos promovidos pela Prefeitura têm nos surpreendidos positivamente. É importante o incentivo da área publica na parte de capacitação técnica. Isso que a Prefeitura está fazendo não tem preço”, comentou.

Ana Lúcia Santos, 51 anos, trabalha na Horta Comunitária do Vila América desde o início do projeto, há cerca de 20 anos. “Fui a primeira a plantar na horta ”, recordou Ana Lúcia, cuja família está entre as 33 beneficiadas pela iniciativa. Ela disse que desejava uma muda de umbu gigante e hoje recebeu a sua. “Eu queria muito essa muda, principalmente uma enxertada. Primeiro porque tem um espaço lá na horta que eu quero deixar lá bem visível para todo mundo que está trabalhando poder chupar umbu, é muito bom. E segundo porque eu quero também doar para a minha mãe. O sonho dela é ter o sitiozinho dela com as plantinhas”, contou.

Agrônomos da SMDR entregam mudas para produtoras da horta comunitária

Já Franciele Brito produz laranja e verduras na Lagoa das Flores e soube do umbu gigante por uma amiga e quis participar da oficina. “Achei muito interessante o tema. Gostaria de plantar no meu sítio”, disse.

Até domingo, a partir das 18h, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural explana sobre serviços e ações oferecidos, atividades de entretenimento e entrega de mudas e brindes, entre outros, no estande da Prefeitura.