Desenvolvimento Social
Postado em 23 de maio de 2024 as 14:00:08
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou a segunda etapa do ciclo formativo destinado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A formação está sendo conduzida pelas profissionais Abigail Torres e Yheda Gaioli, referências nacionais na área. A abertura do evento, que aconteceu nessa quarta-feira (22), foi realizada no auditório Lúcia Dórea do Cemae.
A primeira etapa do ciclo formativo se encerrou em abril. Nele, as consultoras ouviram as demandas dos profissionais que atuam em mais de 30 unidades da assistência social e Organizações da Sociedade Civil. A partir das demandas dos profissionais foi elaborado um plano com as ações que serão implantadas até o final do ano visando a melhoria dos serviços. Na abertura da segunda etapa, que aconteceu nesta quarta, Abigail e Yheda apresentaram o plano para os servidores e nos próximos dias ministrarão oficinas para auxiliar nesse processo.

Michael
Durante o seminário, o secretário de Desenvolvimento Social destacou como os investimentos em educação permanente são uma forma de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social e garantir que ele cumpra o seu papel, transformando a vida das pessoas. “Investir em educação permanente nos dá força para transformar as dinâmicas do trabalho das equipes nas unidades de atendimento. Esse é um esforço para que a política de assistência social possa cumprir o seu papel transformador de atuar junto às famílias em contextos de violação de direitos e de vulnerabilidade social. Espero que após essa troca de experiências, possamos ter um olhar mais crítico sobre as nossas intervenções e sobre como contribuir para transformar a realidade” afirmou Michael.
- Abigail
- Yheda
As consultoras Abigail e Yeda explicaram que o processo formativo será feito por meio de metodologias ativas, de modo que o trabalho seja construído coletivamente junto aos trabalhadores do Suas, unindo teoria e prática para criar novas dinâmicas de trabalho. “Já identificamos quais são os desafios cotidianos enfrentados pelas equipes da assistência social. Agora, apresentamos a elas como sistematizamos esse conjunto de informações para que seja possível trabalhar esses problemas e traçar um percurso para solucioná-los. Educação permanente é mais do que capacitar as pessoas, vamos acompanhar o cotidiano desses profissionais e auxiliá-los”, pontuou Abigail.

Valéria
Participaram do evento cerca de 300 profissionais envolvidos na política de assistência social. Para a educadora social, Valéria Santos, a troca de conhecimentos é fundamental no desenvolvimento do trabalho realizado nas unidades. “Esse processo de educação permanente tem contribuído muito para o nosso trabalho. Algumas pessoas chegam no Suas sem conhecer as especificidades da política de assistência social. E através dessas formações podemos aprofundar os nossos conhecimentos e realizar um trabalho mais efetivo para garantir direitos e aplicar os nossos conhecimentos na prática”, relatou Valéria.