Desenvolvimento Social
Postado em 8 de maio de 2024 as 07:30:21

Oficina de controle de cochonilhas na horta comunitária do Jardim Valéria
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), realizou uma oficina sobre o controle de cochonilhas na horta comunitária do Jardim Valéria, nessa terça-feira (7). Essa é a primeira do ciclo de oficinas técnicas que será realizado até o mês de junho nas quatros hortas comunitárias de Vitória da Conquista.
Segundo a coordenadora da Cosan, Karine Barros, o tema desta oficina atende a uma demanda levantada pelos agricultores das quatro hortas. “Essa técnica tem aplicação simples, não prejudica as plantas e nem o meio ambiente. Ao usar esse método, vamos testar a sua eficácia contra um dos principais problemas que tem afetado as produções nas hortas comunitárias”, afirmou.
- Naiara Oliveira
- Karine Barros
- Maria Rodrigues
A cochonilha é um inseto que tem o corpo coberto por uma substância cerosa, que se fixa nas plantas e perfura a casca para se alimentar da seiva e sugar os nutrientes. Além do dano físico causado no caule devido a alimentação, a cochonilha também libera uma substância açucarada, que atrai formigas e favorece o crescimento de fungos nocivos, enfraquece a planta e afeta a qualidade da produção.
A técnica de controle foi apresentada aos agricultores pela engenheira agrônoma, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Naiara Oliveira. De acordo com ela, a mistura de óleo vegetal e detergente neutro combate o inseto de forma natural. “Essa técnica pode ser usada em hortaliças, principalmente, para combater a cochonilha. É um método que não é tóxico e que pode ser utilizado com segurança. Não vai causar prejuízo nenhum para a saúde, nem das plantas e nem de quem for consumi-las”, explicou a engenheira.
A agricultora Maria Rodrigues, que atua como coordenadora na horta do Jardim Valéria, relatou que a cochonilha tem causado perdas significativas nas produções e que, por isso, é essencial que os produtores tenham acesso às técnicas de controle de pragas. “As cochonilhas acabam com a produção, as folhas ficam velhas. Agora que a gente está tendo esse apoio da Prefeitura, trazendo os agrônomos aqui para nos ajudar, que a gente está tendo resultado. Nós vamos praticar para ver se vai dar certo”, relatou Maria.