A quadra poliesportiva do Nova Cidade foi o local escolhido para sediar a 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras dos Bairros, realizada na manhã deste domingo (5), para atender esse loteamento e também o Primavera. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), proporcionou a dezenas de participantes a oportunidade de divulgar seus produtos e desfrutar momentos de lazer.

Durante a manhã, foram realizadas palestras sobre empoderamento feminino e apresentadas informações sobre os principais programas de assistência à mulher disponibilizados pela SMPM. Em parceria com a Comunidade de Assistência Social Beleza e Saúde (Casbs) e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também foram oferecidos diversos serviços de saúde, estética e beleza, que tiveram grande adesão dos visitantes.

Uma das participantes da feira, Sueli Lemos, moradora do Nova Cidade há 18 anos, sonha em empreender no ramo de floricultura. Ela viu na feira a oportunidade de vender e expor sua produção de pequenas plantas. Ela ficou sabendo do evento através de sua sobrinha, que entrou em contato com a Secretaria da Mulher. “Já houve outras oportunidades de participar, mas não pude ir por ser mais distante. Agora, aqui no bairro, pertinho de casa, é maravilhoso. Pretendo trabalhar para mim mesma, montar minha floricultura”, comentou Sueli.

Outra que esteve presente foi Eliane Fernandes, confeiteira e moradora do Nova Cidade há cerca de 20 anos. Ela relatou que a Prefeitura, por meio do programa Sala da Mulher Empreendedora, a auxiliou a desenvolver seu trabalho e melhorar seus rendimentos. “Faço bolo de festa, confeitaria. E está sendo bem legal. É a primeira vez que eu participe dessa feira das mulheres empreendedoras e estou achando bem interessante. O atendimento da Sala da Mulher Empreendedora é legal. Eles entram em contato, perguntam qual a dificuldade, o que a gente quer fazer e a gente é ajudado nos negócios”, explicou Eliane.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, exemplos como o de Sueli e Eliane tendem a se multiplicar por meio das ações da Prefeitura, que se dedica a proteger e fornecer oportunidades de empreendedorismo às mulheres. “Hoje, aqui no  Nova Cidade, a gente observou a importância de dar oportunidade a essas mulheres e, ao mesmo tempo, fornecer esses serviços que têm um grande impacto social. Nosso intuito é garantir a elas mais dignidade e autonomia”, salientou a secretária.

Viviane complementa que, ao longo do mês de maio, a SMPM continuará viabilizando atividades e oportunidades de negócios para as mulheres também em outros bairros e localidades, promovendo a autonomia e impulsionando o empreendedorismo feminino.