A Escola Municipal Conquista Criança recebeu a visita da equipe do Sicoob Credcoop, dando início às atividades da Cooper Criança, primeira cooperativa mirim do Nordeste, para o ano de 2024. A iniciativa é fruto da parceria na área pedagógica entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a instituição financeira.

Atualmente, o trabalho cooperativo é realizado por meio de uma horta comunitária na escola, objeto de aprendizagem dos 40 alunos de todas as turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. A Smed fornece engenheiro agrônomo e de alimentos que orienta sobre o plantio, cultivo e colheita.

De acordo com a pessoa de apoio estratégico do Sicoob Credcoop, Gabriela Marques, o projeto é desenvolvido pela escola, com a monitoria do Sicoob. “A cooperativa mirim funciona toda quinta-feira à tarde. Então é o momento em que estaremos vindo aqui para auxiliar no projeto”. As atividades iniciaram com uma dinâmica sobre cooperação com os cooperados da Cooper Criança. “Nesse primeiro dia tratamos sobre o tema da cooperação, o que é uma cooperativa e princípios do cooperativismo”, disse Gabriela.

Ela acrescentou que a cooperativa mirim é a menina dos olhos do Sicoob Credcoop. “Percebemos através da turma do ano passado a diferença que ocorreu nos alunos, segundo relatos do pessoal da escola, em relação ao comportamento. Faz parte do cooperativismo ajudar a sociedade e a gente vê que esse é um projeto que tem bons frutos e que vão dar mais frutos ainda. Esse ano temos quase o dobro de alunos do ano passado, que viram a cooperativa através dos outros cooperados. Eles foram exemplos para outros alunos e assim está crescendo. Vamos continuar! ”.

Início – Responsável pelo trabalho da Cooper Criança na escola, a professora do 4º e 5º ano na Escola Municipal Conquista Criança, Eunice Novaes Araújo de Jesus, informou que a cooperativa surgiu em 21 de dezembro de 2022 e que desde o início, a escola abraçou o projeto da Sicoob Credcoop”. A turma inicial estava no 5º ano então. “Eles saíram e nós começamos com uma nova turma em 2023. Foi quando o projeto começou a deslanchar e ganhar uma proporção bem maior do que esperávamos”, disse a professora, acrescentando que a Cooper Criança tem estatuto, regras e funciona como toda cooperativa. Além disso, os novos cooperados passam por uma formação para aprender como funciona a cooperativa para só então começar a participar.

Ela relembra a primeira colheita com 60 pés de alface. “Os alunos é que decidiram o que fazer e a primeira decisão foi levar uma parte para a família, porque eles queriam que os pais entendesse porque, em todos os dias do projeto, eles chegavam em casa com a roupa suja, e ainda doaram para a escola e professores”. Também reinvestiram na própria horta, adquiriram sementes e com apoio do Sicoob, mais ferramentas.

Eunice informou que já começaram a vender também. “A partir dessa venda, o dinheiro que entra eles vão depositar numa conta. Tem o registro de entrada e saída de dinheiro. Então, eles vão aprender de certa forma também a educação financeira, a administrar e lidar com o dinheiro de uma forma responsável e por aí vamos dando prosseguimento”.