A Secretaria Municipal de Educação (Smed), em  parceria com o Programa Educar Pra Valer, encerrou hoje (25), no auditório do Colégio Estadual Abdias Menezes, o encontro de formação com diretores e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais, que teve início na última segunda-feira (22).

A superintendente escolar do Núcleo Pedagógico da Smed, Cátia Consiglio, destacou o estudo teórico-reflexivo realizado durante a formação, com o objetivo de fortalecer o papel, as atribuições e rotina dos diretores e coordenadores, a fim de qualificar o acompanhamento pedagógico à luz do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no qual o município está diretamente envolvido.

Também aconteceu a análise dos resultados das avaliações diagnósticas por meio das discussões colaborativas. “A avaliação educacional acontece em larga escala em todo o país. “É uma ferramenta importante para diagnosticar a educação que é ofertada no país e no município de Vitória da Conquista, também. Dessa forma, os professores, coordenadores e diretores podem traçar estratégias assertivas para contemplar cada aluno. Assim, alcançar, de maneira consciente, melhores índices de alfabetização no nosso município”, disse Cátia.

Representando o Programa Educar Pra Valer, a professora Heldeana Carvalho destacou a importância sobre o fazer da docência em sala de aula. “Nós estamos trabalhando com o gestor na perspectiva da formação continuada em serviço. Ela tem o endereço, que é a sala de aula. Estamos trazendo elementos que são importantes para que essas reflexões sobre que o fazer dessa boa docência aconteça no dia a dia da sala de aula”, afirmou.

Heldeana acrescentou que a qualificação do coordenador e do diretor para o acompanhamento das rotinas, das práticas diárias do professor, contribui para o aprimoramento do desenvolvimento de ações, para chegar no objetivo principal que é a aprendizagem dos alunos. “Estamos trabalhando sobre rotina e com o resultado das avaliações diagnóstica. Elas são o norte, por repensar o planejamento do professor, as atribuições dos gestores, dos coordenadores, para o fortalecimento dessa alfabetização na idade certa das crianças”, concluiu Heldeana.