Notícias
Postado em 18 de abril de 2024 as 14:55:25

A Prefeitura Municipal continua empenhada nas ações de enfrentamento da dengue em Vitória da Conquista, de forma a garantir assistência aos pacientes com suspeita de dengue e síndromes gripais. Desde o dia 26 de fevereiro, foi implementado o horário especial em oito unidades de saúde e, posteriormente, todas as demais unidades passaram a atender também esses pacientes, exclusivamente, no turno vespertino.
Juntas, essas unidades já prestaram 12.731 atendimentos à população, nas últimas sete semanas. Desse total, aproximadamente 85% foram de atendimentos aos pacientes com sintomas suspeitos de dengue e 15% para os casos de síndromes gripais ou outros motivos de saúde. Também, foi necessário fazer a transferência de 113 pacientes com sintomas de alarme para as unidades hospitalares do município.
Para continuar mantendo essa assistência, as unidades sentinela Nova Cidade, Morada dos Pássaros, João Melo e Solange Hortélio, que estavam previstas para funcionar neste modelo somente até o dia 19 de abril, vão funcionar até o dia 18 de maio, no horário das 14h às 22h. Além disso, também será mantida, pelo mesmo período, a medida do atendimento exclusivo em todas as unidades no turno vespertino.
As unidades com horário estendido permanente (Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima) também estarão atendendo das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as unidades Régis e Admário atenderão das 8h às 22h, e Panorama e Conveima, das 8h às 13h.

“É importante lembrar que todas as nossas equipes das unidades de saúde do município estão capacitadas para o manejo clínico desses pacientes com suspeita de dengue. Então, no turno vespertino, o cidadão deve se dirigir à unidade de saúde da sua referência para ser atendido. Pela manhã, as unidades manterão os seus atendimentos programados e a vacinação contra a dengue”, explicou a diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz.
Orientações
Em caso de sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço, procure a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico. A hidratação deve ser reforçada e a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, deve ser evitada pois podem ocasionar complicações.
Até a última segunda-feira (15), o município já havia registrado 23.467 notificações suspeitas de dengue no município, com 7.852 casos confirmados. Os óbitos de oito moradores do município tiveram confirmação para dengue grave, três foram descartados e 25 estão em investigação na Câmara Técnica de Óbito do Estado.





