Educação
Postado em 17 de abril de 2024 as 14:35:12
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta terça-feira (16), um encontro com os coordenadores pedagógicos dos anos inicias da rede municipal de ensino. Na parte da manhã, o evento foi com a Superintendência do Núcleo Pedagógico, no Colégio Estadual Abdias Menezes. À tarde, o encontro ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), exclusivamente para a equipe de Educação Especial e Inclusiva.
A coordenadora dos anos iniciais do Núcleo Pedagógico da Smed, Alexsandra Alves, afirmou que o encontro da manhã permitiu aos profissionais um momento para reflexão e compartilhamento sobre suas práticas no trabalho do dia a dia, bem como adquirir conhecimentos quanto ao ordenamento e estruturação da rede de ensino. De acordo com ela, durante o encontro, foram apresentados os resultados das avaliações dos programas “Educar pra Valer” e “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” realizadas nas turmas do 1º ao 5º ano, importantes para o bom funcionamento da rede.
Também, foram realizadas diversas abordagens, como uso das plataformas, apresentações dos materiais que estão sendo utilizados em 2024, além de outros projetos como Alfabetização em Foco, Dengue e A hora do desafio, com abordagem em Matemática e Língua Portuguesa. “Um destaque para esse momento foi a discussão e a vivência em grupo destinada à construção da rotina do coordenador, que deve ser aplicada no âmbito das escolas para fins de fortalecer o processo de ensino, com a melhoria da gestão de sala de aula e a promoção da aprendizagem eficaz para o público atendido na Rede Municipal”, explicou Alexsandra.
Com a equipe de Educação Especial e Inclusiva, foram realizadas duas dinâmicas: a primeira foi sobre a implantação do Plano Educacional Individualizado (PEI), para atender os alunos com deficiência da rede, e a outra foi orientações para trabalhar nas escolas com professores a respeito da temática, que são os alunos com transtorno.
Segundo a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva do Núcleo Pedagógico da Smed, Mara Viana, PEI é um instrumento criado pela Educação Especial, junto ao Núcleo Pedagógico, para atender desde a educação infantil até anos finais, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quando o professor conhece o aluno, ele tem as condições necessárias para construir um plano, trabalhar com as potencialidades, e até mesmo com as dificuldades, que este aluno venha a ter na sala regular. Toda a rede, até o mês de maio, vai passar por esse treinamento”.
- Alexsandra Alves
- Mara Viana