Mais de 80 toneladas de material foram recolhidas em Vitória da Conquista, de janeiro a março deste ano, por meio da Operação Cata-Bagulho. A ação, que ocorre durante todo o ano, tem sido, nos últimos meses, um grande aliado no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A operação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Torre Empreendimentos. Segundo a Sesep, apenas no mês de março, foram recolhidos 45 toneladas de objetos volumosos inservíveis. Em fevereiro, foram 21 e, em janeiro, 17 toneladas. Todo esse material, quando é armazenado de maneira incorreta, pode servir de criadouro para o mosquito. Entre os itens recolhidos estão geladeira, garrafas e pneus, os quais são levados para o aterro sanitário, onde passam por triagem. O que não pode ser reciclado é aterrado.

“Com esse momento de tantos casos de dengue, não só no município como no território nacional, é muito importante a coleta desses objetos nos bairros para que possamos tirar de circulação esses inservíveis e colaborar com a redução dos altos índices da dengue na nossa cidade”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.

A operação está no bairro Conveima até este sábado (6). Seguindo o cronograma do mês de abril, a operação estará nos bairros Alto Maron e Flamengo de 8 a 13 de abril, atendendo o Programa Governando com as Pessoas, da Secretaria Municipal de Governo (Segov).

Também atendendo ao Governando com as Pessoas, o Cata-Bagulho estará no Panorama, entre 15 e 20 de abril, e no Santa Cecília, de 22 a 25 de abril.

Para fechar o mês, a operação estará no bairro nova Cidade, entre 26 e 30 de abril.