A equipe do Governo Municipal que atua no desenvolvimento das atividades do Selo Unicef de Vitória da Conquista esteve presente no VI Ciclo de Formação do Selo Unicef, realizado na quarta-feira (3), na cidade de Salvador.  O encontro teve como foco apoiar e mobilizar os municípios que participam do Selo no desenvolvimento das atividades finais da edição de 2021-2024. Vitória da Conquista esteve representado pela Articuladora do Selo e também pelos mobilizadores das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social.

A articuladora do Selo Unicef de Vitória da Conquista, Laís Pinheiro, destacou que as atividades desenvolvidas por meio do Selo são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Esse encontro com os articuladores de outros municípios é uma forma de fortalecer as estratégias que já havíamos implantado no município. Além disso, também podemos compartilhar as nossas experiências, em especial a estratégia de Busca Ativa Vacinal que já foi implementada nas escolas para ampliar a vacinação, e também falamos sobre a implementação da Lei da escuta protegida”, pontuou Laís.

Os debates tiveram a participação de Joilda Aquino, coordenadora do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), parceiro técnico do Unicef, que é o responsável por implementar as ações para a certificação dos municípios dos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Joilda salientou a importância do Segundo Fórum Comunitário, que será  realizado em Vitória da Conquista ainda no mês de abril. “Ficamos muito felizes com a presença de todos os municípios. Estamos indo para uma etapa muito importante que é a devolutiva para a sociedade do plano de ação que foi construído em 2021”, explicou a coordenadora  do CDJBC.

Os municípios que aderem ao Selo se comprometem a melhorar as políticas públicas em sete áreas: 1) desenvolvimento infantil na primeira infância; 2) educação de qualidade para todos; 3) hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; 4) oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; 5) desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; 6) prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; 7) proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.

Essa é a terceira vez que Vitória da Conquista adere ao Selo. A maior parte das atividades propostas já foram desenvolvidas e tiveram seus relatórios entregues para a equipe do Unicef. O mobilizador da educação, Rodrigo Ferreira, avaliou positivamente o encontro para a finalização das atividades na reta final do Selo. “A troca de experiências é fantástica, pois temos diversos municípios da Bahia representados no encontro. Ao nos deparamos com depoimentos, percebemos que Vitória da Conquista continua a passos firmes rumo a mais um Selo e a garantia de direitos de crianças e adolescentes”, disse Rodrigo.

Equipe do Selo Unicef e representantes do municípios baianos que participaram da formação

Também a respeito da participação no Ciclo de Formação, a mobilizadora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Kelly Newton, relatou uma experiência proveitosa que vai garantir que Vitória da Conquista receba mais uma certificação do Unicef. “No encontro temos a oportunidade de trocar experiências com outros municípios, dialogando sobre como fortalecer todas as metas que devemos entregar e as melhores práticas para serem implementadas. Estou muito feliz e satisfeita com o trabalho que o nosso município vem desempenhando”, relatou Kelly.