Na busca por autonomia e aprendizado, a consultora de cosméticos Graziele dos Santos é uma das empreendedoras que vão participar da segunda edição do Programa Mulheres que Conquistam, lançado na manhã desta terça-feira (2), pela Prefeitura de Vitória da Conquista,  por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

Há um ano como autônoma, Graziele soube da formação por meio de uma amiga e integrará o Grupo Germinar. “Eu fiquei apaixonada quando soube dessa oportunidade maravilhosa que a Prefeitura tem com o Sebrae. E fiquei encantada mesmo porque é uma coisa assim gratuita, todo mundo tem acesso”, disse Graziele.

E é esse acesso para todas as mulheres, sejam elas do campo ou da cidade, que o Governo Municipal pretende garantir. “Já trabalhávamos com as empreendedoras da cidade e ao criarmos a Secretaria de Políticas para Mulheres e trazermos a Sala para cá, a secretária falou do desejo de ampliar essa rede de escuta e de apoio direto para as mulheres da zona rural. Era isso que precisávamos porque temos talentos em todos os lugares, o que precisa é dar poder a essas mulheres”, discursou a prefeita.

Por fim, Sheila falou da necessidade de fortalecer a rede de apoio. “Vamos empoderar as mulheres. Vamos falar do que aprenderemos aqui. Vamos trazer mais uma, mais duas, mais três, para fazermos uma corrente bem forte que possa ajudar e mudar a realidade dessas mulheres”.

A quebra de paradigma ao fomentar o empreendedorismo feminino rural também  é ressaltada pela secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira. “As mulheres, tanto da Zona Rural quanto da Zona Urbana, precisam muito desta autonomia. Precisamos, como mulheres, buscar a inovação, a formação para evitar que o negócio fique estagnado, por isso estaremos cada vez mais trazendo para vocês, mulheres, mais formações”, reforçou Viviane.

À frente da Sala da Mulher Empreendedora, que faz parte da coordenação de autonomia e políticas transversais da secretaria, Efigênia Ferreira explicou que o programa vai ajudar as participantes a fortalecer o empreendimento, a tirar a ideia do papel e fazer com que ela seja estruturada e sustentável. “Nós estamos dentro da Sala da Mulher Empreendedora, não é só fazendo capacitações, não é só fazendo qualificações, é ajudando a realizar sonhos. Mas pra que isso aconteça, nós temos que estar juntas nessa rede”, comentou Efigênia.

Segundo ela, o programa foi pensado em cada fase que a empreendedora está, “porque muitas estão com a ideia ou começando um negócio, mas ainda não tem aquele negócio devidamente planejado; outras já tem um tempo de mercado e querem crescer, e outros querem gerar outros frutos, querem instalar a nossa voz”.

O ato de lançamento foi prestigiado pelo secretariado e pelo poder legislativo, representado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, que parabenizou o Governo Municipal pelas políticas públicas para mulheres e pelo programa desenvolvido com as empreendedoras.

Os encontros, que contam com o apoio da CDL e do Sebrae, vão acontecer nas terças e quinta-feiras, conforme a seguinte programação: assessoria “Germinar”, das 9h às 11h; “Crescer”, das 14h às 16h; e “Frutificar”, das 18h30 às 20h30.