Um mutirão de combate à dengue foi realizado no povoado de São Mateus, pertencente ao distrito de Baté-Pé, nessa terça-feira (26), devido ao aumento do número de notificações suspeitas de dengue que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou na região.

As equipes de agentes de combate às endemias, com o apoio dos agentes comunitários de saúde que atendem na região, percorreram uma extensa área fazendo o trabalho de inspeção dos imóveis, onde foram encontrados focos do mosquito nos quintais, e orientaram os moradores sobre as ações que devem ser feitos diariamente para evitar o surgimento de focos do mosquito dentro de casa, bem como os sinais e sintomas da dengue.

Eleni de Jesus

No estabelecimento comercial de Dona Eleni de Jesus, conhecida na região como Professora Nicinha de Bate-Pé, os agentes encontraram algumas situações que podem favorecer a proliferação do mosquito, mas ela foi orientada e disse que agora vai redobrar os cuidados. “Toda vida eu conheço os cuidados de higiene, só que as faltas que eu tenho não é do meu gosto. Eu me preocupo, porque sem a higiene nós não temos boa saúde. O que eu puder fazer, agora eu vou fazer!”, afirmou dona Nicinha.

O supervisor de campo, Fábio Pedreira, relatou que a situação encontrada nas residências tem sido preocupante. “Fizemos o trabalho de inspeção nas casas e o tratamento das caixas d’água, porque, infelizmente, essa área está com muitos focos. Estamos entrando nas casas e temos encontrado muitos focos do mosquito”, explicou Fábio.

Nesta quarta-feira (27), mais um mutirão de combate à dengue será realizado, dessa vez na zona urbana, na área do bairro Bruno Bacelar, que apresentou um alto índice de infestação no último Levantamento feito pela SMS.