Desde a última segunda-feira (25), todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista estão atendendo, no turno da tarde, exclusivamente, aos pacientes com suspeita de dengue. A medida emergencial foi adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para acelerar o atendimento e desafogar a rede de urgência e emergência no município, mesmo com a abertura das Unidades de Saúde Sentinelas e das unidades com atendimento noturno permanente e aos sábados.

“A gente vem com mais essa ação, fortalecendo o atendimento aos pacientes com dengue em Vitória da Conquista nesse momento de emergência em saúde. Isso tem o objetivo de ajudar a desafogar o sistema de urgência e emergência da cidade. Desde o início estamos fazendo diversas ações pra ampliar o atendimento e continuamos em alerta, acompanhando de perto os números que já estão em queda. Esperamos que a situação volte a normalidade no início de maio”, afirmou o secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues

Com todas as unidades voltadas para atender, no vespertino, às pessoas com suspeita de dengue, os usuários podem procurar o serviço nos próprios bairros onde moram, e, caso não consigam ser atendidas até as 17h, por causa do trabalho ou outra situação, poderão recorrer às unidades que estão atuando com horário estendido.

A Policlínica de Atenção Básica São Vicente – CAE II é uma das mais procuradas pelo público. Segundo o gerente do CAE II, Yubrainer Café, a distribuição de responsabilidades entre as unidades está impactando positivamente na procura por atendimento, principalmente na região do bairro São Vicente.

“É gratificante saber que apesar do aumento na demanda, a unidade está conseguindo absorver o atendimento e que as pessoas estão satisfeitas por serem atendidas mais próximas de casa. Com médicos dedicados exclusivamente aos casos de dengue, o tempo médio de espera reduziu consideravelmente”, destacou o gerente.

O paciente Michael Néri relatou sua experiência ao buscar atendimento na unidade próxima à sua residência. Ele mencionou que começou a apresentar sintomas como dor nos olhos, dor na nuca, febre, diarreia e vômitos, e decidiu procurar de imediato o posto de saúde. “Sobre o atendimento não tenho do que reclamar. Foi ótimo e rápido e já recebi os encaminhamentos para o tratamento”, destacou.

Atendimentos

As unidades de saúde Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima funcionam durante o dia, no horário habitual, e também estendem o atendimento ao público, das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 8h às 14h, de forma permanente. Vale ressaltar que, exclusivamente neste mês de março, o atendimento aos sábados está sendo das 8h às 22h, com o objetivo de garantir maior assistência aos pacientes com suspeita de dengue. Os atendimentos tradicionais e programados da Atenção Básica estão sendo prestados somente no período da manhã.

O município também conta com o funcionamento de oito unidades de saúde em horários especiais. Quatro delas são Unidades de Saúde Sentinelas, que atendem de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, em caráter emergencial até o dia 19 de abril, para pacientes com sintomas de dengue ou síndromes gripais. São elas: Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho.

A SMS orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento médico, em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal-estar e cansaço, e seguir as orientações dos profissionais para um tratamento adequado.

Além disso, é importante reforçar a hidratação e evitar a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, para evitar complicações.

De acordo com o último boletim epidemiológico da 12ª semana, que compreende o período de 1º de janeiro a 25 de março de 2024, a SMS já notificou 12.503 casos suspeitos de dengue, com 4.039 casos confirmados no município e quatro óbitos decorrentes da forma grave da doença.