A semana começou com o Governo Municipal dialogando com a Associação dos Guardas Municipais de Vitória da Conquista (AGMVC), que levou demandas referentes à segurança, a exemplo da aquisição de armas de baixa letalidade, à legislação e à gratificação da categoria.

O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no Gabinete Civil, com a presença da prefeita Sheila Lemos, da diretoria da AGMVC, do comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, do secretário municipal de Gestão e Inovação, Romar Barros, do procurador-Geral do Município, Jônatan Meireles, e da assessora especial Kalilly Lemos. Após ouvir atentamente as demandas apresentadas, a gestão se comprometeu a avaliar as pautas no que diz respeito à esfera municipal.

“Estamos sempre abertos a esse diálogo com os servidores e hoje recebemos, mais uma vez, a Associação dos Guardas Municipais de Vitória da Conquista. Vamos verificar a possibilidade jurídica e financeira de realizar os pleitos apresentados, inclusive, o regimento interno da Guarda depende do Regimento Jurídico Único que já foi enviado à Câmara de Vereadores”, explanou a prefeita.

Sobre o armamento de baixa letalidade, exigido por lei a todos os órgãos de segurança, o Governo Municipal explicou que aguarda as condições financeiras para adquirir o material. Segundo o comandante Lemos, outros pontos apresentados não dependem da gestão. “As pautas estão dentro da legalidade e foram bem discutidas. Tudo foi bem recebido pela nossa prefeita e os membros da associação ficaram também satisfeitos. É muito importante essa aproximação da associação”, disse.

O  presidente da associação, Elcides Andrade, confirma o bom entendimento com a gestão. “Enquanto instituição saímos satisfeitos, aguardando que essas demandas sejam atendidas o mais breve possível”, afirmou.

Além da questão dos adicionais ao salário, Andrade citou a reivindicação das armas de baixa letalidade, que são a arma de choque e o spray de pimenta. “Isso é muito importante para o nosso trabalho operacional”, completou.

Também representaram a diretoria, Iran Barbosa, primeiro-secretário; GM Silveira, tesoureiro; e GM Dorival, Relações Públicos. A AGMVC tem dois anos e sete meses e conta com 140 associados.