Moradoras do Quilombo do Oiteiro recebem certificação e aprendizagem sobre empreendedorismo feminino
Notícias
Postado em 23 de março de 2024 as 09:10:09

Seguindo com a programação do DNA Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com o Centro Poeta Casa dos Sete, promoveu, nesta sexta-feira, 22, a palestra “Empreendedorismo e habilidades digitais para geração de renda”, no povoado Quilombo do Oiteiro. O evento, que aconteceu na sede da associação dos agricultores da região, contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural.
O objetivo principal dessa ação, que proporcionou certificação às participantes, foi o de preparar e estimular as mulheres para a autonomia financeira, dando suporte e contribuindo com aprendizagem e ferramentas. Além disso, foi uma maneira prática de aproximar a zona rural de temas relevantes e atuais.
Durante o evento, também foram apresentados os serviços disponibilizados pela SMPM, a exemplo do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), que oferece atendimento psicológico, social, jurídico e informações para mulheres em situação de violência.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, destacou a relevância das informações compartilhadas. “Foi um momento muito importante para todas nós. Essa ação também reforçou o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres em toda a extensão do município”.
Ainda segundo Viviane, uma das formas de se quebrar o ciclo da violência doméstica é garantir a independência financeira às mulheres. “A mulher com uma ocupação que lhe possibilita o poder econômico tem mais condição de romper o vínculo com um parceiro violento. Por isso, comungamos com o pensamento da nossa prefeita Sheila Lemos de que o empoderamento feminino passa pela liberdade financeira”, destacou Viviane.

Uma das participantes da iniciativa foi Clarissa Souza, de 16 anos, que estuda Administração. De acordo com a estudante, o encontro foi significativo porque trouxe conhecimentos diferentes e despertou curiosidades que serão compartilhadas com aquelas que não puderam comparecer. Além disso, o tema é de interesse da moradora do Oiteiro: ”Eu me identifico bastante com esses assuntos porque é importante ter independência e estabilidade financeira, e poder ajudar meus pais é um sonho muito bom pra mim”, disse a estudante.







