O bairro Urbis 6, localizado na Zona Sul de Vitória da Conquista, próximo ao Anel Rodoviário, foi a localidade escolhida para receber a segunda edição do projeto Saúde no Trecho, na manhã deste sábado (16). A ação utilizou as instalações da Unidade de Saúde da Família local para oferecer uma série de serviços de saúde, sem custos, por meio de uma parceria da Prefeitura, com a Via Bahia Concessionária de Rodovias S/A e a Vitalmed.

Em sua primeira edição no município, realizada em dezembro de 2023, o Saúde no Trecho levou os mesmo serviços aos moradores do bairro Lagoa das Flores. “É uma parceria que acontece desde 2018”, esclarece Viviane Rocha, gerente de Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Via Bahia. “A gente traz, de forma gratuita, serviços de saúde para a população, de maneira a beneficiá-la”.

Quem foi à USF da Urbis 6, pôde ter acesso a consultas médicas, exames preventivos ginecológicos, vacinação, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, práticas corporais, atividades de educação em saúde bucal, triagem, avaliação, procedimentos odontológicos e até uma palestra sobre noções básicas de primeiros socorros.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, uma das razões para a escolha da Urbis 6 é o grande volume populacional do bairro – o que permitiu que os serviços de saúde fossem levados a um número maior de pessoas. “As pessoas aqui têm uma participação muito ativa no Conselho Local de Saúde. Então, todo mundo veio”, pontuou Vinícius.

“Esta é uma parceria em que a gente consegue ampliar o serviço de saúde para o nosso município. E a gente sabe da importância de fazer isso em horários diferentes. A gente pega um sábado e beneficia aquela pessoa que não foi para a escola, que não está trabalhando, enfim”, concluiu o secretário.

Maria Aparecida Freire (ao centro), com a mãe, Ricarda, e os filhos, Welbert e Maria Vitória

“Esta ação ajuda muito”

Maria Aparecida Freire, moradora do Vila Elisa, pôde levar sua filha mais velha, Maria Vitória, de 3 anos, para consultar-se com o dentista e para se vacinar contra a gripe. Ela também estava acompanhada pela mãe, Ricarda, que aproveitou a viagem para aferir a pressão arterial. Com elas, também foi o caçula, Welbert, de apenas um mês de vida.

“É muito bom, porque, eu sendo mãe de dois, no meio de semana é mais complicado para eu vir aqui. E esta ação ajuda muito, no final de semana”, avaliou Maria Aparecida.

Vilma Maria Santos (à direita)

Outra que pôde cuidar da saúde em pleno final de semana, e sem ter de pagar por transporte, foi Vilma Maria Santos, que mora ali mesmo, na Urbis 6. Ela se consultou com o clínico-geral. “É muito importante tudo isso, porque a gente não tem tempo na semana. Nós trabalhamos. Então, foi muito gratificante”, disse a moradora.