Notícias
Postado em 13 de março de 2024 as 17:42:04
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo reforçadas no município, principalmente com atividades educativas junto à população. Nesta quarta-feira (13), os agentes de combate às endemias iniciaram a manhã com alguns pitstop nas sinaleiras do Centro da cidade, entregando, aos condutores, material educativo e informações de combate ao mosquito.
“O cuidado da gente está sendo redobrado agora. Mesmo com o nosso quintal limpinho, a gente tem esse cuidado, porque às vezes o próximo não tem. Mas orientamos os vizinhos também pra ter o cuidado de ver se não tem nenhuma água empoçada, porque precisamos prevenir”, disse o casal Patrícia e Antônio, que foi abordado pelos agentes no pitstop feito na Avenida 10 de Novembro.
- Patrícia e Antônio
- Antônio de Oliveira
Após o pitstop, as equipes prosseguiram para a abordagem da população na Estação de Transbordo Herzem Gusmão e com uma ação educativa na Praça 9 de Novembro, a fim de reforçar as orientações sobre o cuidado preventivo dentro de casa, para eliminar os criadouros do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos. A equipe do Laboratório de Entomologia do município também expôs algumas amostras de larvas analisadas e exemplares do mosquito adulto.
A ação chamou a atenção de Antônio de Oliveira, morador do bairro Cruzeiro, que parou para ouvir atentamente as orientações, pois já encontrou focos do mosquito dentro da sua casa. “Como lá em casa está em construção, tinha um foco do mosquito da dengue que eu nem sabia, mas a agente de endemias que chegou lá constatou. Agora, estou mais atento! Toda vez que chove eu já vou dar uma fiscalizada pra eliminar qualquer água acumulada”, explicou Antônio.
Mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados pelos agentes de endemias nas residências, daí a importância do trabalho educativo, de forma permanente, com a população. “Estamos todos os dias nesse trabalho, passando informações sobre a necessidade de cada cidadão estar atento à sua casa, no cuidado de não deixar água parada, porque o mosquito se reproduz facilmente. A gente precisa desse contato cara a cara, para que fique claro que a responsabilidade é de todos”, ressaltou Joseilton Lima, coordenador de Endemias do município.
Ainda nesta semana, mutirões de combate à dengue serão realizados no distrito de José Gonçalves, na zona rural, e no bairro Ipanema.