Uma terça-feira (12) bastante produtiva na Prefeitura da Zona Oeste (PZO). A prefeita Sheila Lemos se reuniu com secretários e vereadores para ouvir as demandas advindas da comunidade e dar os encaminhamentos necessários.  

O primeiro encontro foi com uma comissão de moradores e comerciantes do bairro Urbis V. A conversa, que tratou da regularização dos títulos de propriedade da região, foi solicitada pelo vereador Subtenente Muniz. “Eu sou testemunha que esse trabalho é uma das prioridades da prefeita e é por isso que eu pedi esse encontro, para que os moradores possam conversar com ela e dividir as preocupações deles”, explicou Muniz.

Prefeita Sheila Lemos se reúne com moradores da Urbis V e o vereador Subtenente Muniz

A respeito da regularização de propriedades da Urbis V, a gestora municipal já esteve, em outra oportunidade, em reunião, juntamente com secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, outras autoridades políticas e representantes do bairro, com o intuito de entender quais são as ações cabíveis à Prefeitura. Agora, nesse novo encontro, houve a devolutiva a respeito desses encaminhamentos, garantindo assim a transparência e o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo e a população, uma vez que, para o Governo Municipal, essa pauta é realidade concreta. 

Nos últimos três anos, foram regularizadas 7 mil propriedades em todo o município, a exemplo dos bairros Bruno Bacelar e Vila América. “É nosso interesse resolver todas as questões legais, no que compete ao Governo Municipal, para que os conquistenses tenham seus direitos não só reconhecidos como também garantidos”, afirmou a prefeita, que complementou: “Existem também outras ações previstas para atender o bairro Urbis V, a exemplo de capinagem e recapeamento asfáltico”. 

Os serviços de infraestrutura urbana aos quais a prefeita se refere fazem parte do Acelera Conquista, programa iniciado no ano passado com recursos garantidos até 2025, visando a melhoria de toda a cidade. Bairros como Alto Maron, Cruzeiro, Guarani já foram contemplados com essa iniciativa. 

A conversa sobre a regularização da documentação das propriedades da Urbis V foi significativo para os moradores, de acordo com José da Silva, residente há 42 anos no local: “Com essa reunião que acabamos de ter ficou claro que a Prefeitura está disposta a resolver o nosso problema de uma vez por todas, no que depender da parte do Município. Agora, estou bem confiante”, afirmou. 

José da Silva, morador da Urbis V

Projetos Sociais como prioridade

A segunda agenda foi realizada com os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsáveis pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, a pedido de Nelson de Vivi, vereador que atualmente ocupa o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara. O secretário da Semdes, Michael Farias, também participou do encontro que discutiu a possibilidade de novos recursos para o programa, no qual famílias cadastradas abrigam, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, devido ao abandono ou pelo fato de a família se encontrar, temporariamente, impossibilitada de exercer suas funções de cuidado e proteção.

“A gente governa para pessoas e é por isso que, no que depender da Prefeitura, estamos dispostos a colocar em prática os nossos esforços para garantir a ampliação de investimentos na área de assistência social. Um Estudo sobre a Infância está sendo realizado pela primeira vez em Vitória da Conquista. A partir dos dados coletados por esse diagnóstico, os processos serão pensados de forma organizada, e em parceria com outros órgãos, de maneira que essas políticas perdurem”, disse a prefeita, na oportunidade. 

O secretário da Semdes, Michael Farias, explicou que a ideia principal é a de incorporar dentro do Plano Decenal esse serviço ampliado: “Queremos garantir as estruturas dos serviços de assistência social bem estabelecidas; e, particularmente essa em questão, incluída no Plano Municipal. Enquanto isso, os demais serviços acontecem ,como já vem sendo feito, atendendo toda a população”. 

“Essa demanda vem diretamente da comunidade, recebida por meio do Serviço em Acolhimento, e o meu objetivo aqui é esse diálogo. Estão sendo tratadas questões técnicas, os processos e os recursos necessários, e eu tenho certeza que vai sair do papel, porque a Prefeitura está muito comprometida”, compartilhou o vereador Nelson de Vivi. 

Prefeita Sheila Lemos em reunião sobre Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Outra pauta apresentada pelo vereador Nelson teve a participação de uma comissão da Igreja Nossa Senhora das Graças, instituição que presta serviços sociais à comunidade conquistense. Para que essas ações sejam ampliadas para mais pessoas, os representantes solicitaram a cessão de um terreno municipal. “Já atendemos vários pedidos como esse ao longo desses anos, como, por exemplo, para o Creame e a Casa do Amor. Estamos abertos para contemplar esse pedido após encaminhamento oficial da solicitação”, afirmou a gestora. A solicitação oficial é parte do procedimento para que o Município dê andamento ao processo de doação e o submeta à votação pela Câmara de Vereadores. 

Ao final do encontro, Gilmar Lima, um dos representantes da comissão, comentou sobre a recepção da Prefeitura e julgou bastante positiva. “A prefeita traz sempre essa preocupação com a comunidade. Agora, a gente acredita que vai conseguir nosso espaço para continuar beneficiando famílias que precisam de ajuda”, celebrou o visitante.