Nesta quinta-feira (29), coordenadores do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniram para avaliar as ações executadas pela rede municipal de educação de Vitória da Conquista em 2023. No decorrer da reunião, que ocorreu no módulo de Educação Permanente, no Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae), também foram projetadas possíveis atividades para o ano de letivo de 2024.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira dos Santos, formação de professores, capacitações e ações das avaliações externas destacam-se como pontos positivos relacionados ao ano letivo de 2023. “A formação foi um dos pontos que consideramos positivos, porque ela foi pensada a partir das demandas apresentadas pelos professores”, relatou.

Como exemplo, apontou para um desafio enfrentado nacionalmente pelas redes municipais de educação, que é a aprendizagem da matemática. Conforme relatou, em 2023, foi possível pensar em estratégias para solucionar essas dificuldades e os resultados foram notáveis na divulgação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe), no começo deste ano. “Nós conseguimos perceber um crescimento dos alunos, inclusive, eles apresentaram um aumento no aprendizado da matemática no 2º, 5º e 9º ano. Esse foi um crescimento maior que a região Sudeste e a Bahia”.

Para este ano, já esta sendo projetado como a rede municipal de educação vai se organizar para a aplicação da prova Sabe, a formação dos professores, com um cronograma e os temas abordados. Além disso, há uma parceria com o jornal A Tarde, que está realizando um excelente trabalho com as escolas da rede.

Segundo a coordenadora pedagógica da equipe de Educação Especial Inclusiva, Gilnúbia Rosa Mendes, participante da reunião, esse momento foi  uma excelente oportunidade para os servidores, para poder redimensionar e analisar o trabalho das equipes pedagógicas. “Nós vamos fazer uma análise de tudo que vem sendo desenvolvido na rede, a fim de dar prosseguimento e continuidade ao trabalho pedagógico, administrativo das escolas de todas as unidades escolares, para que o nosso aluno, que é o nosso maior foco de interesse, tenha bons resultados”, relatou.