A segunda etapa de escuta do programa Governando com as Pessoas, da Prefeitura de Vitória da Conquista, está em curso nos bairros Alto Maron e Ibirapuera, e no distrito de Inhobim. Os moradores podem escolher três obras e dois serviços no sistema próprio do programa até o próximo domingo (25).

Marisa acessa o sistema de votação pelo celular

Marisa de Araújo é moradora do Alto Maron e tem um comércio próximo à Unidade de Saúde do Panorama. Graças a agente de saúde Maria Dalva de Oliveira, Marisa já escolheu três obras e dois serviços. “O acesso foi bem fácil para entrar e responder as questões, foi muito simples. No meu ponto de vista, é uma maneira que a gente tem de ter contato mais direto com a Prefeitura”, comentou.

Trabalhando há 24 anos como agente de saúde, Dalva aproveita o contato com os pacientes para mobilizar a comunidade do Panorama a participar do Governando com as Pessoas. “É muito bom, porque a população tem a opção de falar e de escolher, porque, às vezes, a Prefeitura executa uma obra, mas nem sempre é aquilo que a comunidade precisa e almeja no momento ”, disse a servidora municipal.

Dalva explica sobre o programa de escuta implantado pela Prefeitura

Para Gemilia Pessoa, servidora da unidade de Saúde do Panorama e conselheira local de Saúde,  é gratificante participar do Governando com as Pessoas e mobilizar a comunidade. “É um projeto que traz a população para mais próximo tanto da unidade quanto do governo. Então, está sendo muito gratificante participar, ser uma multiplicadora desse projeto, em que a gente conversa com os nossos próprios pacientes e eles fazem a votação do que é mais prioritário para eles aqui no bairro. Eu vejo isso como algo muito positivo”, avaliou.

Um dos pacientes atendidos pela unidade e que recebeu a orientação de Gemilia foi Paulo da Rocha, 79, morador do Flamengo. “Gemilia me disse e eu falei com ela que o principal do bairro é um posto. É o melhor que nós queremos, não só para mim, mas para todos do bairro. Nós estamos aqui é para servir também aos nossos irmãos que precisam”, disse o aposentado.

As mobilizações acontecem desde a primeira etapa do Ciclo I e vão se estender até a etapa final, que ocorre de 7 a 17 de março. No domingo (18), a equipe de mobilização do Governando com as Pessoas estiveram em Inhobim, participando do Suas na Comunidade e incentivando os moradores de lá a votarem. Na última sexta, os mobilizadores aproveitaram a reunião do Conselho Local de Saúde da Unidade Régis Pacheco e ensinaram os participantes a votar.

Para incluir as pessoas que têm dificuldades de acesso à votação on-line, a Prefeitura designou, entre as equipes dos Cras, das unidades de saúde e das escolas, servidores para receber as pessoas, orientá-las sobre a votação e oferecer-lhes os equipamentos necessários para que elas possam escolher as intervenções. Estão disponibilizados no menu, as obras ou serviços de 11 secretarias (Semma, Sesep, Semob, Sectel, Smed, Seinfra, Saúde, SMDR, Segov, SMPM e Semdes) e da Guarda Municipal, sugeridas na etapa de ampla-escuta e que têm viabilidade técnica.