A roda de conversa teve a participação da equipe e dos jovens atendidos pelo Acolhendo e Cuidando

A unidade de acolhimento institucional Acolhendo e Cuidando realizou uma roda de conversa com os jovens atendidos na unidade, sobre os riscos da gravidez na adolescência e como prevenir. A ação faz parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e visa criar um ambiente propício para o diálogo e para esclarecer eventuais dúvidas que os adolescentes tenham.

A conversa foi mediada pela ginecologista e sexóloga, Jaqueline Ferraz. Ela explicou como essa fase da vida é um momento de descoberta para os jovens, sendo esta ação de extrema importância para se tirar dúvidas e prevenir não só a gravidez na adolescência, como também a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. “Trazer informação para esses jovens é uma forma de impedir que eles sejam inseridos em outras situações de vulnerabilidade. É através desse trabalho educativo que eles vão poder conhecer o próprio corpo e ter a liberdade de decidir quando realmente querem ter filhos”, afirmou Jaqueline.

O gerente da Unidade Acolhendo e Cuidando, Magnum Borges, ressaltou como a ação foi pensada para priorizar a interação entre os participantes, proporcionando oportunidades para perguntas, compartilhamento de experiências e troca de informações. “Ao abordar questões delicadas de maneira aberta e inclusiva, o evento teve como foco quebrar estigmas, promover a responsabilidade e fomentar uma compreensão mais ampla da prevenção da gravidez na adolescência”, apontou Magnum.

Vale destacar que a Unidade Acolhendo e Cuidando está inserido na Política de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e tem por finalidade proteger os acolhidos que tiveram os laços familiares rompidos ou que se encontrem em situação de risco pessoal e social, cujas famílias temporariamente não disponham de condições para oferecer proteção e cuidado.