Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a extensão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Cidade, localizada na Praça Ceus, realizou um evento comemorativo pelos oito anos de sua implantação, na última sexta-feira (26). A comemoração promoveu o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários em um café da manhã coletivo, com direito a bolo de aniversário, apresentação musical e a participação de lideranças e Organizações da Sociedade Civil (Oscs) do território.

Segundo a gerente do Cras Nova Cidade, Regina Lima, é uma alegria comemorar os oito anos de implantação da unidade, tendo certeza que os direitos das famílias que fazem parte da região estão sendo assegurados. “Nossa intenção é potencializar ainda mais o vínculo com os usuários e com os líderes comunitários, que estão em contato direto com a comunidade. Seguimos sempre buscando identificar as demandas da comunidade na perspectiva de garantia de direitos”, disse a gerente.

Integrando o Conselho de Saúde do bairro Panorama, Marcelo Brandão reforçou a importância desses oito anos de implantação da unidade no bairro. “Fico feliz em dizer que esse serviço aqui tem tido retorno. Quando você vê a população mais carente que, muitas vezes, não consegue vir até o serviço, mas recebe esse acompanhamento em casa, isso é um bom resultado e a gente fica muito feliz”, afirmou o morador.

Sirleide Almeida contou que, há 14 anos, foi até o Cras para acompanhar uma amiga e acabou gostando tanto que continuou frequentando a unidade. “A pessoa foi me pedir ajuda, mas quem estava precisando de ajuda fui eu, que estava com depressão. Pelo Cras, eu consegui iniciar a terapia e entrei para o grupo de artesanato, além da troca de experiências com as colegas que também me ajuda muito. Então é muito gratificante fazer parte dessa história”, relembrou Sirleide, que começou frequentando o Cras Nova Cidade e depois mudou para a extensão na praça CEUs.

Compondo o grupo Poderosas do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) do Nova Cidade há mais de seis anos, Tereza Cristina de Oliveira relatou que toda a família utiliza o serviço. “O Cras, para mim, é uma família. Aqui tem um serviço de convivência, tanto para idosos quanto para jovens. Foi uma porta que se abriu na minha vida e na da minha família. Hoje, a maioria da minha família está aqui no Cras e eu só tenho a agradecer a Deus por esses oito anos”, comemorou Tereza.