Governo
Postado em 26 de janeiro de 2024 as 08:15:02
Desde o começo das fortes chuvas no último domingo (21), a Prefeitura de Vitória da Conquista vem trabalhando para atenuar os danos causados pelo temporal, com a desobstrução de vias públicas, poda de árvores e atendimento de chamados. Neste ano, esses impactos tiveram uma menor propensão em certas localidades, graças às medidas preventivas e os investimentos em obras realizadas ao longo de 2023.

Canal do Santa Cecília
O Santa Cecília é um desses exemplos. A atual gestão está executando uma obra de macrodrenagem na parte baixa do loteamento Panorama, com construção de uma bacia de detenção, que já se mostrou eficiente na captação e liberação adequada das águas pluviais. Com essa obra preventiva, neste ano, o Santa Cecília não foi afetado com inundações, já que a água da enxurrada segue moderadamente para o canal desse loteamento, em seguida, deságua no Rio Verruga.
No loteamento Panorama os danos do temporal também foram sentidos com menor intensidade pelos moradores. Dessa vez, o maior impacto foi nas ruas que estão em processo de pavimentação asfáltica, porque ficaram enlameadas e parte do solo escorreu para a parte mais baixa. Por meio do Acelera Conquista, maior programa de investimento em infraestrutura de Vitória da Conquista, cerca de 37 vias do Panorama receberão asfalto.

Bacia de detenção do Panorama
Inclusive, o serviço realizado nas ruas P e A, que já seriam pavimentadas nesta semana, ficou danificado. Em razão da chuva, equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está trabalhando na recuperação de algumas vias do loteamento, com o patrolamento e a desobstrução de garagens. Além disso, iniciou novamente os trabalhos de rebaixamento de rede em outras vias, para dar continuidade à pavimentação asfáltica local.
Já na zona rural do município, no povoado de Itapirema, localizado no distrito de José Gonçalves, não houve nenhuma intercorrência registrada. No final de 2023, a Prefeitura entregou uma obra muito aguardada pelos moradores dessa região, que envolveu o cascalhamento e elevação de terreno, além de tanques d’águas, para evitar inundações, que eram muito recorrentes no povoado.
No final de 2021 e 2022, por exemplo, devido aos fortes temporais que atingiram a Bahia, a localidade ficou alagada, o que trouxe diversos prejuízos para a comunidade. A Prefeitura inclusive precisou criar abrigos públicos para receber as famílias do povoado. Agora, com essa obra, os moradores locais estão tranquilos e protegidos de possíveis inundações.
Diferente dos anos anteriores, não houve intercorrências, até o momento, no distrito de São João da Vitória, no povoado do Choça e na Fazenda Paixão, localizada na Lagoa das Flores. O Governo Municipal fez um procedimento na Fazenda Paixão, para bombear e retirar água de uma bacia, que ocasionava alagamento nas casas. Além disso, foi realizada a limpeza do canal que divide a sede do distrito de São João da Vitória, já no povoado do Choça, os açudes também foram limpos.
O povoado do Pradoso foi acometido com alagamento das vias e colapso do pavimento asfáltico devido a infiltração na pavimentação. No entanto, equipes foram deslocadas para possibilitar a trafegabilidade nessas vias, com a realização de terraplanagem. Com o cessar das chuvas, a Prefeitura vai executar a recomposição das vias.
- Estrada Pradoso-Bate-Pé
Ainda como resultado dessas atividades de prevenção, o bairro Campinhos, que é considerado um local crítico para potenciais danos causados pela chuva, não obteve graves consequências. No final do ano passado, as máquinas trabalharam na área por dois meses, alargando o diâmetro do canal e realizando um minucioso trabalho de limpeza e desobstrução, com a retirada da vegetação e de resíduos em geral. Essa operação permitiu que as águas advindas da Lagoa das Bateias escoassem de maneira adequada. Os canais de drenagem do bairro Alto Maron e do povoado de Simão também passaram pelo procedimento de desobstrução.

Canal de drenagem dos Campinhos
Algumas ruas do Bateias 2 foram afetadas por erosão e carreamento do solo, mas serão recuperadas em breve, porque o Governo Municipal já havia lançado uma licitação para contratar uma empresa que irá executar obras de drenagem, pavimentação e sinalização nos loteamentos Bateias 2, Jardim Guanabara, Cidade Modelo e Vila Marina. Com um investimento superior a R$ 64 milhões, essa obra é mais uma ação que faz parte do programa Acelera Conquista.
Outra importante obra é a recuperação da galeria de drenagem na praça Vitor Brito, onde ocorreu uma erosão do solo, devido à rede de esgoto de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). No momento, a empresa está realizando os reparos necessários na rede subterrânea, e quando este serviço for concluído, a Prefeitura vai iniciar, de fato, o processo de recuperação.
Com essas obras preventivas, a atual gestão conseguiu minimizar os eventos causados pela chuva, o que impactava grandemente os moradores das zonas urbana e rural.