Os moradores do Alto Maron, Ibirapuera e Inhobim têm até as 23h59 de domingo (28) para informar ao Governo Municipal qual a obra ou o serviço que eles desejam que a Prefeitura realize em sua localidade. A participação dos munícipes é possível por meio do Governando com as Pessoas, programa lançado em 2023, iniciado no bairro Zabelê, e que este ano chega na zona urbana e rural de Vitória da Conquista.

O programa é realizado por ciclos, que envolve um bairro da zona oeste, outro da zona leste e um distrito da zona rural, e é dividido em três etapas. A etapa em curso é a ampla escuta, na qual a população preenche o formulário elaborado pela Secretaria Municipal de Governo (Segov).

Escola Municipal Mãe Vitória de Petu

Para  informar aos moradores do Alto Maron, Inhobim e Ibirapuera, que fazem parte do Ciclo I, sobre o programa, a equipe da Segov, com apoio das demais secretarias, tem realizado rodadas de mobilização. Nesta sexta-feira (26), os mobilizadores se reuniram com moradores do bairro Alto Maron, em um encontro na Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, e na unidade de saúde do Panorama. Ontem (25), houve mobilização na Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa e na subprefeitura de Inhobim.

Aos residentes dessas locais, foi informado sobre o preenchimento do formulário on-line e a disponibilidade das unidades escolares e Centros de Assistência Social (Cras) funcionarem como pontos de apoio àqueles que não possuem acesso à internet.

A secretária de Governo, Geanne Oliveira, destacou que a etapa de diálogo com a comunidade é fundamental para assegurar que os moradores estejam informados sobre o funcionamento do programa . “São eles, os moradores, que conhecem muito bem os problemas dos seus bairros, podendo apontar com propriedade as melhorias que o governo deverá fazer. O Governando é a forma mais democrática para que as intervenções sejam feitas”, explicou a secretária.

Ediná Azevedo é moradora do Alto Maron e relata já saber qual melhoria vai sugerir ao programa. Ela garante que também atuará como multiplicadora do Governando para seus vizinhos. “Gostei muito da novidade, tanto que deixei meus afazeres de casa para estar aqui e ouvir. Agora vou preencher o formulário sugerindo melhorias para a segurança do bairro”, afirmou.

Sobre o Governando com as Pessoas

Na atual etapa de ampla escuta, o preenchimento do formulário pode ser feito até o dia 28 de janeiro. Para incluir as pessoas que têm dificuldades de acesso à votação on-line, a Prefeitura designou, entre as equipes dos Cras, das unidades de saúde e das escolas, servidores para receberem as pessoas, orientá-las sobre a votação e oferecer-lhes os equipamentos necessários para que elas possam fazer suas sugestões.

A fase seguinte, a ser cumprida entre 15 e 25 de fevereiro, consistirá numa votação, a partir das sugestões feitas durante a fase de ampla escuta. E, de 7 a 17 de março, será a terceira etapa da triagem, com a eleição das prioridades para cada bairro e distrito. As obras e serviços que forem eleitos serão executados pela Prefeitura.

Como preencher o Formulário

Ao preencher o formulário, a pessoa deve informar seu nome, CPF e número para contato, além de dizer se mora na zona urbana ou na zona rural. Em seguida, escolhe o bairro ou o distrito, depois, basta selecionar a categoria na qual se enquadra sua sugestão de obra ou serviço.

Por exemplo, se a sugestão for a reforma de uma quadra de esportes, deve-se marcar a opção “lazer”; se for o recapeamento asfáltico de uma rua ou avenida, marca-se a opção “infraestrutura”. Mas, se o desejo for a reforma de uma unidade escolar, é necessário clicar no item “educação”. Além das mencionadas, há outras quatro categorias macros: saúde, segurança, economia e serviços.

Em cada categoria macro, existem as categorias micro. Por exemplo, na categoria “serviços”, há 14 subitens. Depois de escolher essa subcategoria, a pessoa poderá listar sua sugestão.