Notícia Destaque
Postado em 24 de janeiro de 2024 as 18:00:56

Desde o ano passado, a Atenção Básica municipal tem sido reformulada e toda a equipe vem trabalhando para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população. Dados do relatório anual mostram que o número de atendimentos gerais de todas as unidades de saúde – envolvendo consultas, vacinação, visitas domiciliares e demais procedimentos – aumentou 36% em relação a 2022, saltando de 1.818.701 atendimentos para 2.465.399 no ano de 2023.
Fazendo o recorte apenas das equipes da zona rural, em 2022, foram registrados 505.144 atendimentos gerais e 34.615 consultas médicas. Já em 2023, o número de atendimentos aumentou para 736.717 e de consultas médicas para 50.477.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, reafirmou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da saúde pública. “Saímos de 130 mil para mais de 200 mil atendimentos de saúde básica por mês, aumentamos em 43% o número de consultas médicas e esses são números muito expressivos. A gente está se esforçando, trabalhando duro para tentar dar mais acesso à população e os números estão aí para provar”, ressaltou Vinícius.
O credenciamento de 18 novas equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária, a contratação de 28 novos médicos para compor as equipes e garantir o atendimento em 100% das unidades de saúde, além da reorganização dos processos de trabalho e qualificação das equipes, foram fatores fundamentais nessa ampliação dos índices de atendimento.
- Atendimento da equipe de eMulti
Já no início deste ano de 2024, mais cinco equipes multidisciplinares (eMulti) foram credenciadas à Atenção Básica – compostas por fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e educador físico – para prestarem apoio às equipes de saúde da família, por meio de atendimentos individuais e coletivos, e nas Academias da Saúde, a fim de garantir um atendimento mais abrangente e integral à população.
Também foi lançado o programa Saúde Renovada, que já foi iniciado com o processo de reforma das unidades de saúde das zonas urbana e rural do município, para fazer melhorias de infraestrutura. Além disso, está sendo feita a compra de mobiliários e equipamentos para substituição nas unidades.

Reforma da USF Solange Hortélio
Ainda de acordo com o secretário, todos esses investimentos da gestão municipal na saúde básica, especialmente considerando que os investimentos em saúde pública no Brasil têm enfrentado desafios com a queda de financiamento nos últimos 10 anos, mostram o compromisso da gestão com a população. “Na área da saúde, sempre há necessidade de mais investimentos, porque a gente tem uma população grande, atende muita gente, atende os municípios do entorno, e estamos buscando superar os desafios trabalhando firme para dar acesso à saúde de qualidade para a população conquistense”, finalizou Vinícius.








