A Central de Equipamentos (Deserg), ligada à Secretaria Municipal de Gestão e inovação (Semgi), realizou uma ação com os servidores, nesta terça-feira (16), para planejar as atividades do ano de 2024 e conscientizar sobre a saúde mental.

Para iniciar o encontro, foi servido um café da manhã, com a participação da prefeita Sheila Lemos, que agradeceu a dedicação dos servidores do Deserg e os avanços alcançados pelo setor nos últimos anos. “Este espaço aqui, se não fossem vocês aqui dentro, seria só um imóvel qualquer, não teria nada, as máquinas só têm vida, porque têm pessoas para operá-las. Não existe setor público sem o servidor”, ressaltou a gestora municipal, que também falou da importância da saúde mental, destacando o papel da campanha do Janeiro Branco.

Sheila Lemos

“A Prefeitura é um organismo, é como se fosse um corpo. E a gente tem que fazer com que todos os organismos trabalhem juntos, porque a nossa função é servir bem a população, para isso, o servidor público precisa estar bem e, principalmente, com a saúde mental. Temos visto muitas doenças mentais depois da pandemia, mas para tratar isso, precisamos quebrar o preconceito e buscar ajuda profissional”, disse.

O coordenador do Deserg, Lucas Batista, explicou a importância do cuidado com os servidores e do planejamento das atividades anuais. “Hoje estamos capacitando nossos servidores para que eles possam servir a população com maestria e, principalmente, com planejamento. Estamos planejando as atividades do ano, pensando no coletivo como um todo” explicou Lucas, que convidou o palestrante Rubens Carvalho para coordenar a atividade de planejamento.

Janeiro Branco

A equipe do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (NAST) abordou o tema do Janeiro Branco, que busca conscientizar os servidores sobre a importância do cuidado com a saúde mental. No Deserg este tema é tratado durante todo ano, com o auxílio do psicólogo Bruno Mendes, que atua no setor atendendo servidores e seus familiares mais próximos.

“Então, além do dia a dia que nós temos aqui com o atendimento individual, nós fazemos atividade em grupo, com familiares, então, esse serviço aqui surgiu nesse intuito, de atender o servidor e também os familiares. A gente sabe que, às vezes, a pessoa não chega aqui muito bem, muitas vezes, o problema não é nem o trabalho em si, mas, alguma coisa que está acontecendo no seu ambiente familiar, com seu filho ou esposa”, explicou Bruno.

Leôncio Rocha Viana, que trabalha no Deserg há 40 anos, conta que em outras administrações não existia este cuidado com o servidor. “Tivemos momentos difíceis em outras gestões, mas hoje, contamos com o atendimento cuidadoso, tem psicólogo, palestra e isso nos motiva a continuar nosso trabalho. Eu que venho trabalhando na Lagoa das Bateias, tenho muito orgulho do meu trabalho lá”, destacou Leôncio.