Na manhã desta quinta-feira, 15, jornalistas e comunicadores se reuniram no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) para o Encontro Intermunicipal de Radialistas e Comunicadores Sociais. O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia (Sinterp/BA), segue até o dia sábado, 17.

Everaldo Monteiro

Segundo o coordenador do Sinterp, Everaldo Monteiro, o objetivo do encontro é envolver os profissionais de rádio e tv como os comunicadores sociais em geral em temas de interesse da categoria. “Queremos estender uma discussão que toma conta do país, que é a lei de mídia, a democratização da comunicação. E diferente do que se espera na representação de um sindicato, nós temos uma responsabilidade bem maior, cumprindo um papel social e levando essa discussão para toda a classe de comunicadores no estado”, disse Everaldo.

Ernesto Marques

Com o tema “Liberdade de Expressão e Democratização na Radiodifusão”, o evento contará com a participação de aproximadamente 15 palestrantes. Um deles é o vice-presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques.

“Quando se fala em regulação para esse seguimento, não tem nada a ver com censura ou controle de conteúdo. Essa luta pela efetiva democratização dos meios de comunicação vem de muito tempo atrás. Na radiodifusão isso é ainda mais grave porque se trata de concessão de serviço público. O Brasil precisa de uma legislação moderna e que permita pluralidade nos meios de comunicação”, explicou Ernesto.

Ao término do evento, os participantes receberão certificados. Mais informações podem ser obtidas por meio do site: http://sinterpba.org.br