A Escola Municipal Professora Iza Medeiros promoveu nesta quarta-feira (20) uma grande festa para celebrar o encerramento do projeto “Da poesia ao mundo dos clássicos: A magia da literatura infanto-juvenil”. Pais, alunos e autoridades participaram do evento, que contou com apresentações artísticas e a entrega de prêmios para os estudantes que mais leram livros durante o ano letivo.

O projeto incentivou a leitura durante todo o ano letivo, e obteve um resultado expressivo: ao todo, cerca de 300 alunos participantes assíduos da Sala de Leitura da escola, leram um total de 2.638 livros. Na festa, os dois estudantes que mais leram foram premiados com bicicletas doadas com apoio da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em reconhecimento à sua dedicação.

A prefeita Sheila Lemos marcou presença no evento e elogiou o empenho de todos, destacando o apoio dos pais neste processo de aprendizado. “Projetos como este fazem a diferença na formação dos nossos jovens. Parabenizo os professores, funcionários, pais e principalmente os alunos por essa conquista. Ficamos felizes em ver a participação de toda a comunidade, o que faz com que a escola seja viva”, disse a prefeita.

O secretário de Educação, Edgard Larry, enfatizou o pioneirismo do projeto e a cultura de leitura adotada pelos docentes, pais e alunos da escola, que fica localizada no bairro Patagônia. Ele também mencionou a unidade como referência no atendimento a alunos portadores de transtorno do espectro autista no município e que o projeto de leitura tem auxiliado muito na educação das crianças.

Com 204 livros lidos no período de um ano, Pietro Rafic Santos, aluno do 5º ano da escola, foi contemplado com uma bicicleta. Ele ressalta que, para além do prêmio, a leitura tem agregado a ele, habilidades de comunicação e de escrita e melhorado o seu rendimento escolar. “Sempre gostei muito de ler e aqui há um grande incentivo dos professores para a leitura”, destacou o estudante.

Na parte artística, os estudantes promoveram ainda coreografias, recitais e homenagens à literatura. A diretora da escola, Eneuda Arruda, salientou que o sucesso do projeto tem sido crescente desde que foi implantado, no ano de 2019. “Temos obtido, a cada ano, resultados muito positivos no aprendizado desses alunos e eles, a cada ano, se inspiram nos colegas leitores. Inclusive nas férias, a sala de leitura tem sido frequentada pelos estudantes, como se fosse uma verdadeira biblioteca”, reiterou Eneuda.