Seguindo a programação natalina da cidade, o coral dos servidores do município se apresentou nesta sexta-feira (15), na escadaria da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com mensagens positivas. Fruto de parceria entre o Conservatório Municipal de Música (CMM) e o Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast), o projeto começou há cerca de quatro meses e vem se tornando uma terapia para os servidores.

Ao som das melodias, o professor de música, Raul Vilas Boas, disse que as aulas acontecem todas as sextas-feiras, no turno matutino, por isso a escolha do dia e horário para o evento de hoje. Segundo o professor, o coral já se apresentou em outro momento, também na escadaria do prédio da Prefeitura. “Isso aconteceu para que os servidores possam participar da aula de coral, assim como a aula de violão também, que está aberta para todo o público e também para os servidores, nos momentos que eles puderem participar dessa aula”, disse.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário de Gestão e Inovação, Edimário Freitas, agradeceu aos servidores pelo espetáculo e dedicação diária. Ele também destacou a atuação da Coordenação de Gestão de Pessoas, que tem realizado um trabalho importante junto ao Nast, no desenvolvimento de atividades que valorizam o servidor público, a exemplo do canto, as aulas de violão, o movimente, dentre outros.

“Eu fico muito feliz, realmente por estar terminando esse ano, que foi um ano difícil para cada um de nós. Tivemos muitas vitórias e é importante que a gente seja grato. A gratidão é uma palavra que tem que definir o ano de 2023 e que comece 2024 da mesma forma”, pediu.

Durante a exibição do coral, os servidores performaram três canções, com mensagens positivas e de renovação. A música de abertura foi a tranquila “Felicidade”, do cantor Marcelo Jeneci. Em seguida, o grupo ecoou as melodias do rock de “Admirável Chip Novo”, da baiana Pitty. Ao finalizar com chave de ouro, a música escolhida foi”I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, da banda irlandeza U2.

Para a gerente de segurança do Nast, Valesca Bacelar, que trabalha no setor há nove meses, participar do coral dos servidores é uma experiência positiva, porque  é para iniciantes e todo mundo pode cantar, mesmo sem ter a voz mais afinada. “O professor também traz isso numa bagagem muito leve, ele trouxe a história da música para gente e hoje somos uma família. Todos se sentem bem cantando, é uma experiência muito boa, nunca tinha participado de coral e gostei bastante”, relatou. Ela também disse que a apresentação foi muito boa e as vozes ecooaram magestosamente.

De acordo com a técnica da qualidade, Cleuzita Apontes, que assistiu a performance, atividades como essa somam e contribuem para os servidores que se apresentaram e os que puderam prestigiar. Ela ainda afirmou que esses momentos servem como uma oxigenação para o dia a dia, sendo também uma possibilidade de despertar novos talentos. “Eu estava trabalhando, a gente recebeu o convite e veio aqui. Então, é um momento que desestressa”.

A agente de trânsito Iara Araújo declarou que é muito gratificante participar do coral, já que não precisa ter voz profissional e nem experiência. “Essa experiência está sendo como uma terapia. A gente vai lá ensaiar na sexta-feira, se diverte”, disse. Segundo ela, depois desse processo, eles se tornam pessoas melhores, porque conseguem transmitir uma mensagem boa e de paz para quem está escutando.