Nesta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) entregou certificados para cerca de 60 pessoas, que realizaram cursos profissionalizantes, promovidos em parceria com a Comunidade de Assistência Social Beleza e Saúde (Casbs).

Destinados a microempreendedores cadastrados na Coordenação de Economia Solidária, os cursos duram de três a quatro meses, totalizando 90 horas/aula. Durante a cerimônia de certificação, foram formados profissionais capacitados em artesanato biscuit, barbearia, cabelereiro, designer de sobrancelhas, depilação, limpeza de pele, manicure, maquiagem e massagem.

Segundo José Carlos Pereira, presidente da Casbs, entidade sem fins lucrativos que oferece cursos a pessoas de baixa renda em Vitória da Conquista, os cursos são ofertados duas vezes por ano e hoje foi um momento muito gratificante para todos que fazem parte dessa ação. “Nós estamos entregando esse certificado para eles, dando alguma orientação sobre como proceder na área da beleza e saúde com seus clientes, contando algumas experiências da gente”, relatou.

Agora oficialmente certificada em limpeza de pele, Ana Cláudia Batista externou a sua felicidade em concluir o curso, porque algumas pessoas desistiram durante o percurso. “Para a gente é um prazer estar aqui e eu estou muito feliz por hoje”. Ela também agradeceu à Prefeitura, o presidente da Casbs, Jadiel Albino da SMDE e às professoras.

De acordo com o coordenar do setor de Economia Solidária na SMDE, Jadiel Albino da Silva, o trabalho executado pela Casbs é muito importante, porque várias pessoas estão sendo capacitadas. “Para o ano que vem, com fé em Deus, nós vamos abraçar mais gente, abrindo mais oportunidade e vagas para o mercado de trabalho”, disse. Ele também destacou a importância da parceria entre essa instituição e a Prefeitura de Vitória da Conquista.

A professora do curso de cabelereiro, Nilvanda Santana, relatou que estava muito honrada em poder formar mais uma turma. Segundo disse, muitas alunas chegaram com medo, sem saber o que fazer, mas agora são capacitadas para exercerem a profissão. “Eu estou alegre, feliz e orgulhosa pelas minhas alunas, que se destacaram muito, aprenderam, se esforçaram. Hoje, estou muito feliz por mais uma vez estar formando uma turma”, disse.

Diogo Silva Dias e Cássio Andrade Alves também se formaram no curso de barbearia. De acordo com Diogo, ele fez esse curso porque deseja abrir uma barbearia. “Foi muito bom, eu aprendi muita coisa” disse.

Diogo e Cássio

Cássio, que já é dono de uma barbearia, fez o curso porque desejava ter uma capacitação comprovada. “É o meu primeiro certificado, porque os cursos que eu fiz eram on-line. Estou na barbearia porque eu me senti bem, é uma coisa que eu amo, eu gosto de cortar cabelo por amor”.