Notícias
Postado em 13 de agosto de 2013 as 19:26:29
e atualizado em 15 de agosto de 2013 as 12:38:40
Nesta terça-feira, 13, a equipe da Administração Municipal recebeu no Gabinete Civil representantes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) do escritório da Província de Gaza, localizado em Moçambique. Na ocasião, a assessora técnica e líder do projeto na Província de Gaza, Mie Okamura, e o assessor de formulação de projetos nas áreas de educação e saúde, Hiroyuki Hasegawa, convidaram o prefeito Guilherme Menezes para visitar Moçambique em janeiro de 2014.
Segundo Mie Okamura, o objetivo do convite é levar para a Província de Gaza a experiência de gestão do município de Vitória da Conquista. “Nossa intenção com a visita do prefeito Guilherme Menezes é sensibilizar os gestores de Gaza para o engajamento para o controle da Aids em seus territórios”, explicou.
Na oportunidade, Guilherme Menezes agradeceu pela vinda dos moçambicanos ao município no mês de março e por esta segunda visita da JICA. “O Japão está de parabéns pela iniciativa de combate à infecção do HIV em Moçambique. Nós aqui em Vitória da Conquista estamos abertos para o apoio a este projeto”, ressaltou.
Com uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes, a Província de Gaza já possui 25% de sua população infectada pelo HIV, ou seja, a cada quatro pessoas, uma é portadora do vírus. Para ajudar no combate a esta doença, a JICA implantou em parceria com o Governo de Moçambique o projeto “Fortalecimento das Capacidades do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA (NPCS) para Respostas ao HIV na Província de Gaza”.
“O Brasil é um grande parceiro neste projeto, contamos com apoio do Ministério da Saúde, da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Referência em Tratamento de DST/Aids de São Paulo – SP (CRT), por meio do qual encaminhamos para aqui uma equipe de profissionais de saúde moçambicanos no mês de março”, explicou Mie.
Para secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, esta visita dos moçambicanos e a da JICA demonstra a importância do trabalho realizado no município para o enfrentamento à Aids. “Mais uma vez nos sentimos premiados com esta visita, pois demonstra o reconhecimento do trabalho da equipe de saúde do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) e de todos os demais órgãos da Secretaria de Saúde”, ressaltou.
Referência no combate à aids – Ao dirigirem-se ao Caav, a equipe coordenada pela enfermeira Jaciara Mendes recepcionou os representantes da JICA e os apresentou cada um dos espaços do serviço, que atende cerca de 700 pessoas de Vitória da Conquista e região que vivem com HIV/Aids. O Centro oferece atendimento médico, psicológico, de enfermagem, farmacêutico, Hospital Dia e Laboratório de CD4 e Carga Viral, que realiza por mês cerca de 350 testes de cada um desses exames.






