Depois de quase dois meses intensivos de trabalho, tanques d’água, cascalhamento e elevação de terreno já são uma realidade no povoado de Itapirema, distrito de José Gonçalves. Com a realização dessas obras, a Prefeitura Municipal atendeu o clamor da população, afetada pelas fortes chuvas que acometeram o município no final 2021 e 2022. E a alegria é geral.

Dentre as melhorias, foram executadas drenagem para contenção da água, ampliação da represa e o aterramento do quintal das casas, visando atingir o nivelamento adequado para evitar inundações. Agora, os moradores estão contentes e sossegados, porque a água da chuva não chegará em suas residências.

Bruno

“Aqui era bem baixo e alagava tudo. Já tem uns três anos que alaga e a gente perde nossa horta, não estávamos podendo criar e até mesmo o nosso sustento estava complicado”, disse o morador e agricultor, Bruno Portugal, que agradeceu à Prefeitura pela realização da obra. Segundo ele, depois da intervenção na região, será possível plantar e colher sem medo.

De acordo com a prefeita Sheila Lemos, em janeiro deste ano, foi vislumbrada a possibilidade de construir pequenos tanques na área mais baixa e elevar o fundo das casas. “O serviço foi concluído hoje e a população está muito contente. Agora, vamos rezar a Deus para que as chuvas venham e venham mansas, e que não aconteça mais esse tipo de alagamento em Itapirema”, destacou a gestora.

O lavrador Esmeraldo Santos, assim como outros moradores do povoado, está radiante e agradecido, porque antes, o alagamento impossibilitava o trabalho e moradia na localidade. “A gente mora aqui há mais de 50 anos e nunca apareceu uma pessoa para fazer o que a prefeita fez, agora está muito bom”, disse o produtor de hortaliças.

Da esquerda para a direita: Ramon Soares, Esmeraldo, Sheila, Breno Farias e moradores

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, a obra vai melhorar a qualidade de vida da população, já que, com a construção dos tanques, surgiram novas possibilidades. “Com o período de chuvas, vai haver um acúmulo de água, que vai servir para a piscicultura e pequenas irrigações”.

Olhando orgulhoso para o serviço concluído, o coordenador do Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura) de José Gonçalves, Ramon Soares, relatou que essa iniciativa da prefeita foi muito importante, porque no período das fortes chuvas, a população precisava sair de casa e ir para abrigos. “Todo esse material que nós tiramos daqui, colocamos nos fundos das casas, aterramos e levantamos, para que a água não venha a chegar novamente e eles não precisem sair”.