A Prefeitura de Vitória da Conquista deu posse nesta quarta-feira (6), aos 33 representantes do Conselho Municipal da Juventude de Vitória da Conquista (Comjuv) para o biênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada no Centro Integrado dos Direitos Humanos.

Este ano, o Estatuto da Juventude completou 10 anos e o Comjuv está na vanguarda na implementação e fiscalização de políticas públicas para a juventude no Município. Por isso, a tarefa dos conselheiros municipais que tomaram posse nesta quarta-feira (6) é analisar, propor e aprovar planos, programas e projetos para os próximos 10 anos.

“Estamos num momento em que a gente já começa a refletir sobre como será a próxima década, como será a nossa construção, a partir de agora, para fortalecer as políticas públicas para a juventude. E, para isso, nós precisamos trazer para perto a população jovem. Não existe política pública eficiente sem a participação da população na construção disso. É por isso que o nosso governo tem criado e colocado em atividade todos os seus conselhos municipais”, afirmou o coordenador municipal da Juventude, Anderson Rocha.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou o empenho, o entusiasmo, a força de trabalho, a mobilização do coordenador da pasta e destacou: “Costuma se dizer que a juventude é o futuro de um país, que é o futuro de uma nação, a juventude é o presente, e a certeza, sim, de uma boa nação”.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o Conselho Municipal da Juventude é a expressão máxima da necessidade de se construir uma resposta coletiva aos anseios deste público, junto com o Governo Municipal. “O comando que a prefeita tem dado é de que nós somos um organismo só e precisamos seguir juntos para construir essas respostas. E eu costumo sempre dizer que essa sinergia entre as secretarias é algo importante para o enfrentamento das grandes questões complexas que Vitória da Conquista vive”, ponderou Michael.

A juíza substituta da 2º Vara do Trabalho de Vitória da Conquista/BA, Cyntia Cordeiro Santos, representante das instituições que desempenham funções judiciais, disse que  poder judiciário busca cada vez mais sair dos seus gabinetes para estar junto da comunidade. “E é nosso papel atuar junto com o poder executivo e com o poder legislativo para buscar sempre aquilo que for melhor para a comunidade em que a gente está inserida”, declarou a juíza.

Além dos membros do poder público, a sociedade civil é representada pelos seguintes segmentos: entidades religiosas; entidades político-partidárias; movimentos artísticos e culturais; movimentos de igualdade racial; comunidades rurais; movimentos das jovens mulheres; movimentos de Direitos Humanos e Minorias e o movimento estudantil universitário.

Há dois anos envolvida com assuntos políticos, a jovem Shayene Eduarda dos Santos Souza, 24 anos, terá sua primeira experiência como titular do Comjuv, representando os movimentos das jovens mulheres. “A expectativa é de a gente fazer um futuro melhor, porque com essa oportunidade a gente vai estar trazendo mais e mais oportunidades”, disse. Para o representante estudantil universitário, Bruno Caires de Freitas, a sua participação será importante. “Eu nunca estive num conselho, mas resolvemos fielmente levar a causa a sério, e ocupar os espaços públicos para poder melhorar a vida das pessoas”, comentou o jovem, 27 anos.

Já Jeane Silva Lima atua há anos em movimentos sociais e como pesquisadora da infância e da adolescência está representando as universidades públicas e institutos técnicos. “Eu pretendo colaborar nessa perspectiva de tudo que já vivenciei, e, é claro, também aprender e ouvir as propostas e sugestões dos novos conselheiros para a gente poder dialogar e construir um biênio tranquilo, para a gente poder fazer política pública acontecer no nosso município, o que já vem acontecendo com a gestão atual”, comentou.

O decreto com a nomeação dos membros do Comjuv saiu no diário oficial de hoje. Confira os nomes.