Notícias
Postado em 29 de novembro de 2023 as 11:36:32

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que compõem as 68 equipes das unidades de saúde da zona urbana e rural participaram, nessa terça-feira (28), no laboratório de aulas da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), de um momento de atualização para se adequarem as mudanças no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
As mudanças foram implantadas pelo Ministério da Saúde, por conta da necessidade de melhorar os registros vacinais do cidadão e auxiliar os gestores municipais no acompanhamento das informações sobre vacinação de forma detalhada, diante da queda nas coberturas vacinais no país.
Desde o mês de junho, obedecendo a uma exigência do Ministério da Saúde, está sendo feita a movimentação dos imunobiológicos nas unidades de saúde. “Isso é para que essas salas de vacinas sejam vistas como um serviço ativo. Essa movimentação é sobre a entrada de vacinas que a unidade recebeu, a saída de doses aplicadas, quantas doses foram perdidas ou remanejadas para outras unidades”, explicou Mariana Fernandes, coordenadora de Imunização do municípios.

Com a reformulação do sistema, foram agregadas novas funcionalidades e novos relatórios, proporcionando uma integração com outros sistemas de informação, como o Cadastro do Usuário do Sistema Único de Saúde (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e ConecteSUS.
Isso possibilita que as informações sobre as vacinas de cada cidadão sejam acessadas de forma mais rápida e com mais qualidade e confiabilidade. “Por isso, é super importante que isso aconteça e essa capacitação seja feita para que as unidades se adequem a essa nova rotina estabelecida, além de relembrar também outras rotinas das salas de vacina, para que esse processo de trabalho seja aprimorado”, complementou a coordenadora.





