A conferência aconteceu no auditório do Colégio Modelo

Com apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu nesta terça-feira (31), a etapa territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Sudoeste Baiano. A conferência foi realizada pelos conselhos estadual e municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

O tema central da conferência foi “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência”. O objetivo do encontro foi discutir e elaborar as propostas que irão nortear as políticas municipais, territoriais e estaduais de inclusão para pessoas com deficiência no Estado da Bahia. Além disso, é na conferência que se elegem os delegados que irão representar o território em nível estadual.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou da cerimônia de abertura do evento representando a prefeita Sheila Lemos. Em seu discurso, ele ressaltou os desafios de se enfrentar as vulnerabilidades sociais e a necessidade de se ampliar os investimentos voltados para as políticas públicas que garantem o acesso a direitos básicos às pessoas com deficiência. “Ao promover a acessibilidade e a inclusão, estamos trabalhando não apenas para cumprir direitos fundamentais, mas também para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Precisamos enfrentar as vulnerabilidades que foram agravadas após a pandemia da Covid-19 e cobrar dos entes federados que tomem parte nesta luta”, destacou Michael.

As discussões da conferência aconteceram em cinco eixos temáticos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e acessibilidade, e os Desafios para a comunicação universal.

Após a cerimônia de abertura, houve palestra magna realizada pelos dois representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Josiel Bomfim e Luciene Oliveira. A respeito da conferência, Luciene apontou que: “Esse é um momento para a construção de políticas públicas e é um momento que precisamos estar atento aos detalhes, pensando nas propostas para as pessoas com deficiência.”

Já o conselho municipal esteve representado pelos membros Ricardo Evandro Souza e Rosilene Oliveira. Ambos reiteraram a importância da participação popular na conferência e repetiram o lema “Nada sobre nós sem nós”, utilizado pelas pessoas com deficiência para lembrar do protagonismo nas lutas por igualdade e acessibilidade.

De acordo com Ricardo Evandro,  a ocupação dos espaços pelas pessoas com deficiência envolve a participação ativa em processos decisórios tanto em nível comunitário quanto em escalas mais amplas. “Garantir que nossas vozes sejam ouvidas e respeitadas é essencial para a criação de políticas e práticas que atendam verdadeiramente às nossas necessidades e aspirações. Por esse motivo, nada deve ser feito sem a nossa participação”.