O Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), em parceria com o curso de medicina da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), realizou uma importante ação para promover a conscientização e prevenção da saúde feminina. A roda de conversa, realizada nessa terça-feira (31), abordou temas como climatério, rastreamento do câncer de mama e saúde ginecológica, além da oferta de serviços de saúde.

Durante o encontro, foram abordados tópicos relacionados ao climatério, uma fase importante na vida das mulheres, em que ocorrem mudanças hormonais significativas. Também foram discutidos o rastreamento do câncer de mama, com ênfase na importância do autoexame e da mamografia, e a saúde ginecológica em geral, com a participação de alunos da Fasa, além de psicólogas, terapeutas e assistentes sociais do Crav.

Segundo a gerente do Crav, Monique Cajaíba, o Centro busca capacitar as mulheres para identificar e ressignificar situações de vulnerabilidade. “A importância dessas ações vai além do momento em si. Ao promover reflexões sobre a saúde da mulher e oferecer serviços de saúde, o acesso ao conhecimento é uma ferramenta poderosa para que as mulheres possam tomar decisões informadas sobre sua saúde e buscar os cuidados necessários”, esclareceu Monique.

 

A roda de conversa, realizada no Crav, reuniu referenciadas e a equipe do centro para discutir questões fundamentais da saúde da mulher. Para uma das participantes, Larissa Jardim, é fundamental que haja acesso a informações sobre o corpo e os cuidados necessários para uma saúde adequada. “Compreendo a importância da informação e como ela pode impactar a saúde das mulheres. Além disso, é importante que o sistema de saúde ofereça um atendimento completo e de qualidade para todas as mulheres, independentemente do tipo de serviço utilizado”, destacou Larissa.

Para tornar a roda de conversa ainda mais dinâmica e acessível, foram utilizados recursos lúdicos, proporcionando uma experiência interativa e informativa para as participantes. Através dessas atividades, as mulheres puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e receber orientações sobre cuidados com a saúde. A ação também ofereceu serviços de saúde, como aferição da pressão arterial.

Serviços – O Crav, que recentemente passou a integrar a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, oferece, além de suporte psicológico, orientações jurídicas e encaminhamentos para serviços de assistência social, para proporcionar às mulheres vítimas de violência um suporte abrangente, que envolva não apenas o aspecto emocional, mas também o acesso a direitos e recursos necessários para reconstruir suas vidas.