Desenvolvimento Social
Postado em 8 de agosto de 2013 as 09:30:44
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início na tarde dessa quarta-feira, 7, à oitava Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae). A solenidade foi aberta com a apresentação do Coral do Programa Conquista Criança, que sob a direção do maestro João Omar e Clériston Cavalcante, interpretou o hino a Vitória da Conquista e canções de Dorival Caymmi.
O encontro tem como propósito analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), bem como instituir e qualificar os oito delegados que representarão o município na 9ª Conferência Estadual de Assistência Social. Organizada em seis eixos temáticos, a etapa municipal da conferência discutirá, entre outros aspectos, o cofinanciamento obrigatório da assistência social, a gestões do SUAS e dos serviços, programas, projetos e a regionalização.
O prefeito em exercício, Joás Meira, falou sobre o fortalecimento das ações do SUAS no município. “Vocês podem contar com o compromisso da nossa gestão, que nós estaremos dispostos a fazer do SUAS um sistema que possa dignificar cada vez mais os direitos da nossa população”, garantiu.
Nessa perspectiva, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, destacou os avanços promovidos pela Administração Municipal nos serviços e programas sociais de Vitória da Conquista nos últimos anos. “Na última conferência, por exemplo, nos tínhamos dois Cras e hoje já temos oito. E temos a certeza de que com o nosso trabalho aliado a participação de todos vocês, iremos fortalecer ainda mais a assistência social aqui constituída”, afirmou.
Para o vereador Florisvaldo Bittencourt, as políticas sociais do município têm forte relação nos avanços do Índice de Desenvolvimento Humano do município, divulgado recentemente. “São as políticas públicas que priorizam o ser humano e promovem o bem-estar da população que estão impulsionando o desenvolvimento da nossa cidade, e a conferência é o fórum ideal para apresentar novas demandas que se incorporem a essas políticas”, comentou.
A representante da sociedade civil no Conselho de Assistência Social, Lenira Figueiredo, falou sobre a grandeza do encontro. “Apenas com o trabalho de todos aqui envolvidos é que poderemos ver a política da assistência social com efetividade plena no nosso município”, disse. Também esteve presente à solenidade de abertura a promotora pública Guiomar Miranda.
Conferência magna – Ainda no primeiro dia de conferência, foi realizada a leitura e a aprovação do regimento interno, e a conferência Magna proferida pela superintendente de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Governo do Estado, Ângela Gonçalves, e pela secretária executiva do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/BA), Maybi de Andrade.
Na oportunidade, a superintendente chamou atenção dos conferencistas para o papel estratégico exercido por cada um dos participantes. “Hoje a responsabilidade dos senhores como delegados, observadores é de extrema importância, haja vista que nós estamos em um momento fundamental para a consolidação do SUAS”, ponderou.
De modo a garantir a efetiva participação das pessoas com surdez, a abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi traduzida por uma intérprete para a língua de sinais.