O atendimento foi realizado na Escola Municipal Padre Luiz Soares Palmeira

Com o objetivo de levar os serviços socioassistenciais à comunidade remanescente de quilombo de Corta Lote, que faz parte do distrito de Inhobim, o Cras Rural realizou uma ação comunitária na Escola Municipal Padre Luiz Soares Palmeira, nessa quarta-feira, 26. Durante o dia, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) esteve na comunidade ofertando serviços aos moradores, como o o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Primeira Infância no SUAS, encaminhamentos para segunda via de certidão de nascimento ou casamento, carteira do idoso, atualização do Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre, entre outros.

De acordo com a gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira, o deslocamento da equipe até as comunidades é essencial para garantir o acesso da população à Política de Assistência Social, pois muitas vezes os moradores não possuem condições de ir até a cidade. “É fundamental que a equipe do Cras Rural se desloque até as comunidades para garantir o acesso a direitos pelos moradores, uma vez que muitos deles não têm condições de ir até a cidade para serem atendidos, já que precisam arcar com o deslocamento e a alimentação”.

Além do atendimento na escola, uma equipe realizou visitas domiciliares a moradores que possuíam alguma dificuldade de locomoção para prestar atendimento. Esse foi o caso de Joselita de Jesus, de 93 anos. Ela recebeu a equipe do Cras rural em sua casa para realizar a atualização do seu Cadastro Único.

Sempre que a equipe da Semdes se desloca até as comunidades, o Cras Rural mobiliza os moradores locais para que eles possam comparecer e ter os seus direitos garantidos. Iraci Rocha é uma das líderes da associação de moradores da comunidade e com o apoio do Cras ela avisa às famílias sobre os serviços que serão ofertados e a importância de comparecer. “Queremos nossa comunidade cada vez melhor, por isso gosto de manter minha parceria com o Cras para trazer informação para as pessoas do território”, explicou Iraci.

Heloísa Rodrigues foi uma das moradoras da comunidade que esteve presente na ação para realizar a atualização do seu Cadastro Único e continuar recebendo o Bolsa Família, que complementa a sua renda. “Ir até Conquista é sempre mais difícil, precisamos acordar muito cedo, andar até a pista para pegar um ônibus. Agora que o Cras está aqui facilita muito a nossa vida.” Já a senhora Maria de Jesus conseguiu fazer a sua carteira do idoso, que vai garantir acesso ao transporte de forma gratuita. “Meu neto me lembrou que eu já posso fazer a minha carteira do idoso, por isso eu vim. Achei o atendimento maravilhoso, todos muito educados e atenciosos”, afirmou Maria.

Outras ações na zona rural

Mensalmente, o Cras tem realizado ações na zona rural de Vitória da Conquista. Além de Corta Lote, na terça-feira, 19, foi realizada uma ação comunitária no distrito de Cercadinho. A ação também tinha como objetivo facilitar o acesso à garantia de direitos da população sem que haja a necessidade de arcar com custos de deslocamento e alimentação.

Em Cercadinho, Vagner França levou sua esposa para fazer a inclusão dela no cadastro único da sua família. “É muito bacana, pois o atendimento é rápido e as filas não são grandes. Conseguimos resolver nossos problemas de forma rápida e sem burocracia”.

O Cras Rural já definiu uma agenda de quais locais as ações comunitárias serão realizadas no mês de outubro. No dia 3, no Assentamento Cipó; dia 17, em Barrocas; dia 24 ,em Cachoeira das Araras, e 31, no distrito de Iguá.