Foi encerrada nessa sexta-feira, 2, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba) – campus Anísio Teixeira –, a II Oficina de Pesquisas Operacionais (Investigação em Sistemas de Saúde). A avaliação, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Assessoria de Planejamento e Educação Permanente e do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2011, abordou quatro temas: Sífilis Congênita, Tuberculose, Hanseníase e Saúde Mental.

Participaram da atividade cerca de 180 pessoas, entre gestores da Secretaria de Saúde, pesquisadores, profissionais da Rede Municipal de Saúde, Conselheiros Municipais de Saúde, professores e estudantes universitários.

“Esta é uma grande oportunidade para a gestão e para o profissional pensarem os seus processos de trabalho, discutir e refletir as ações e os serviços de saúde com foco na melhoria da saúde da comunidade”, avaliou a assessora de Planejamento e Educação Permanente e coordenadora das Pesquisas Operacionais no Município, Eliana Amorim.

Orientada pelo professor doutor do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, Alberto Novais, a pesquisa tem por objetivos reconhecer a realidade epidemiológica e operacional do município; estabelecer um espaço de reflexão contextualizada na rede do SUS; favorecer a formulação de políticas públicas, com base em evidências; articular ações organizadas com a rede de atenção básica; estimular e, principalmente, qualificar profissionais da rede, promovendo ações de educação permanente na realidade de cada profissional.

A primeira experiência municipal aconteceu no período entre 2008 e 2010, quando aconteceu a substituição do nome Centro de Referência em DST/AIDS para Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV) e a realização do I Congresso Baiano de DST/AIDS. O recebimento dos prêmios Selo Município Mundo em Boas Práticas de Prevenção em DST/AIDS e o primeiro lugar na 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (10ª Expoepi) também demonstram as melhorias no atendimento em saúde de Vitória da Conquista.